Bibliografia de apoio para o professor

Curso: O Éter, a Luz e a Natureza da Ciência Autoria: Thaís Cyrino de Mello Forato Orientador: Maurício Pietrocola Co-orientador: Roberto de Andrade Martins

Martins, Roberto de A. “A Torre de Babel científica”. Scientific American – Os Grandes Erros da Ciência, Especial História vol 6, p. 6-13, 2006.

Martins, Roberto de A. “Do éter ao vácuo e de volta ao éter”. Scientific American – Os Grandes Erros da Ciência, Especial História vol 6, p. 92-98, 2006.

Episódio 1:

Forato, Thaís C. de M. Um pouco sobre a luz na Antigüidade Grega. (no prelo). Texto desenvolvido para o curso.

Capítulos 1 a 3 de :

Martins, Roberto de A. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Moderna, 1994; 2ª. edição, 1994; 3ª. edição, 1995; 4ª. edição, 1996; 5ª. edição, 1997. Disponível na internet em: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Universo/

Episódio 2:

Forato, Thaís C. de M. A natureza da luz para alguns pensadores do século XVII. (no prelo) Texto desenvolvido para o curso.

Introdução e capítulo 1:

MARTINS, Roberto de Andrade (trad.). “Tratado sobre a luz, de Christiaan Huygens”. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (suplemento 4): 1-99, 1986.

Silva, Cibelle C.; Martins, Roberto de A. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação 9 (1): 53-65, 2003.

MOURA, Breno A. Newton x Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz. ArScientia, 2007. Disponível na internet em http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=415

Episódio 3:

Forato, Thaís C. de M. As teorias da luz e o éter luminífero no início do século XIX. (no prelo). Texto desenvolvido para o curso.

Martins, Roberto de A. O retorno do éter. Scientific American Brasil, vol. 2, p. 27, julho de 2002.

Pietrocola, Maurício. Fresnel e o arrastamento parcial do éter: a influência do movimento da Terra sobre a propagação da luz. Caderno Catarinense de Ensino de Física. 10 (2): 157-172, 1993.

Pietrocola, Maurício. O espaço pleno e a concepção do éter. A Física na Escola, vol. 3, n. 2, outubro de 2002.

Bibliografia complementar para aprofundamento:

Episódio 1:

Lindberg, D. C. The beginnings of Western science: the European scientific tradition in philosophical, religious, and institutional context, 600 B.C. to A.D. 1450. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

PARK, David. The fire within the eye: a historical essay on the nature and meaning of light. Princeton University Press, 1997.

COHEN, M. R.; DRABKIN, I. E. (EDS.). A source book in the Greek science. Cambridge: Harvard University Press, 1958.

Episódio 2:

COHEN, B.; WESTFALL, R. S. Newton: Textos, Antecedentes, Comentários. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; EDUERJ, 2002.

LINDBERG, D. C. Theories of vision from Al-Kind to Kepler. Chicago: University of Chicago Press, 1976.

MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibelle. C. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education 10 (3): 287-305, 2001.

Moura, Breno A. & Silva, Cibelle C. A teoria dos estados da luz: um estudo dos papéis das hipóteses na óptica newtoniana. In: MARTINS, R.A.; SILVA, C.C.; FERREIRA, J.M.H.; MARTINS, L. A’C. P. Filosofia e História da Ciência no Cone Sul – Atas do V Encontro. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência no Cone Sul, 2008.

Moura, Breno Arsioli; SILVA, Cibelle Celestino Silva. Newton antecipou o conceito de dualidade onda- partícula da luz? Latin American Journal Physics Education, 2 (3): 218-227, Sept. 2008.

NEWTON, Isaac. Óptica. Edusp: São Paulo, 1996.

NEWTON, Isaac. Mathematical Principles of Natural Philosophy. Optics. Trad. A. Motte. [2a.ed]. Chicago, Encyclopaedia Britannica, 1952. (Col. Great Books of Western World, V. 34).

SABRA, A. I. Theories of light from Descartes to Newton. London: Cambridge University Press, 1981.

Silva, F. W. O. A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos. Revista Brasileira de Ensino de Física. vol. 29, no.1, 2007.

Episódio 3:

Martins, R. de A. Em busca do nada: considerações sobre os argumentos a favor e contra o vácuo. Trans/Form/Ação 16: 7-27, 1993.

Martins, R. de A. O retorno do éter. Scientific American Brasil, vol. 2, p. 27, julho de 2002.

Pietrocola -Oliveira, Maurício. O éter luminoso como espaço absoluto. Cadernos de História e Filosofia da Ciência. [série 3] 3 (1/2): 163-182, 1993.

BERNARDO, L. M. Concepções sobre a natureza da luz no século XVIII em Portugal. Revista da SBHC, no. 19, p. 3-12, 1998.

CANTOR, G. N.; HODGE, M. J. S. (eds.). Conceptions of ether. Studies in the history of ether theories. 1740-1900. Cambridge /London /New York: Cambridge University Press, 1981.

MARTINS, Roberto de Andrade. O surgimento da teoria da relatividade restrita. In: CARDOSO, Walmir Thomazi; SILVA, Cibelle Celestino (eds.). Tópicos de história das ciências naturais. São Paulo: Editora Manole (no prelo).

WHITTAKER, E. T. A history of the theories of Aether and electricity. London, Nelson, 1953. 2 vols.[1]

——————————————————————————–

[1] Reprinted as Vol. 7 in the series The history of modern physics, 1800-1950. Thomas Publishers/American Institute of Physics, 1987.