Bichos da selva urbana

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Autores: Gabriela Luisa Oliveira, Kadyne Fernanda Macedo, Luciano João de Sousa, Natasha Vercellino, Neiva Zacarias Portes, Priscila de Oliveira Rodrigues.

Apresentação

Na sociedade urbana e contemporânea a todo o momento nos deparamos
com os chamados “bichos da selva urbana”: eles estão aqui, ali e em qualquer
lugar e se proliferam rapidamente, oferecendo sérios riscos à saúde humana. São
eles: os ratos, as baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos,
pombos, entre outros.
Diante desse cenário, a sequência didática em desenvolvimento pretende
colocar em prática atividades que permitam as crianças reconhecer estes animais
como parte do cotidiano urbano, bem como fazer com que elas possam através do
caráter investigativo e do levantamento de hipóteses, compreender o porquê da
existência desses bichos no ambiente das cidades e o quanto eles podem ser
nocivos à população.

Introdução

Visto o acúmulo de lixo no contexto histórico atual sem a devida destinação
(os chamados lixões), alguns animais nocivos à saúde humana tem se proliferado
em uma grande quantidade e em pequeno espaço de tempo.
A degradação do meio ambiente e a poluição fazem com que tais animais se
concentrem nas zonas urbanas. Tendo em vista o perigo que trazem à nossa saúde
e higiene, faz-se necessária uma conscientização das crianças com relação às
doenças que podem ser transmitidas, bem como sua prevenção. Por outro lado, é
importante ressaltar a importância desses bichos no equilíbrio ecológico.
Assim, pretende-se num primeiro momento, realizar um levantamento de
hipóteses das crianças para em seguida desenvolver atividades que cumpram com
esse objetivo: o de apresentar esses animais, explorando suas características
específicas, de onde surgem, o porquê surgem, de que se alimentam, o porquê são
nocivos a nossa saúde, etc.
É importante ressaltar que a sequência didática pretende ser uma ferramenta
de trabalho, já que envolve um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas
3para ensinar determinado conteúdo (nesse caso “bichos da selva urbana”), etapa
por etapa, organizada de acordo com os objetivos inicialmente propostos. Contudo,
isso não significa que o professor não possa alterá-la, muito pelo contrário, ele pode
e deve modificá-la de acordo com as necessidades da turma.

Publico Alvo

A Sequência Didática será aplicada no segundo ano do Ensino Fundamental
I, de classe regular, composta por 35 crianças em média.

Número de aulas.

A Sequência aqui detalhada tem duração de 10 aulas.

Luciano João de Sousa_1928255_assignsubmission_file_Sequencia didática – Os bichos da selva urbana