Trabalhos em congressos

2017


MOMETTI, C. ; SAUCEDO, K. ; PIETROCOLA, Maurício . Interdisciplinarity and the change of didactic culture in science teaching. In: esera, 2017, Dublin. Proceedings of esera conference 2017. Dublin: Dublin City University, 2017. p. 1-5.

2015


PIETROCOLA, Maurício. Da Luz à Física de Particulas : uma abordagem para o Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. The Science Education and cultural obstacles: the role of national identity for teaching and learning process.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. CULTURA CIENTÍFICA E CULTURA DIDÁTICA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA EM SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Heuristica and methodolgie of images. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
FORATO, Thaís C. M. ; MARTINS, Roberto de A. ; PIETROCOLA, Maurício . A LITTLE LEARNING IS A DANGEROUS THING?: THE DIFFICULTY OF TEACHING THE NATURE OF SCIENCE USING SHORT HISTORICAL ACCOUNTS. In: 13th Biennial IHPST Conference, 2015, rio de janeiro. 13th Biennial IHPST Conference, 2015.

2014


PIETROCOLA, Maurício. Cultura didática e Inovação na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Emoções, Clima Emocional e Energia Emocional: ingredientes essenciais em ambientes de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Surracionalismo e Surrelidade da Ciência Moderna:as ideias de Bachelard para educação científica do Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Transformações nas práticas culturais : esquemas de ação e recursos em estruturas didáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma experiência de pesquisa colaborativa Universidade-escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Social resonance: searching for constructs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

 

PIETROCOLA, Maurício. O ENSINO DE CIÊNCIAS e os PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

PIETROCOLA, Maurício. Innovative Education and Risk Taking. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

 

PIETROCOLA, Maurício. Surracionalismo e Surrealidade da Ciência Moderna: os ensinamentos de Bachelard para educação científica atual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
PIETROCOLA, Maurício. Understanding transformative cultural practices in upper secondary physics teachers. In: GIREP-MPTL 2014, 2014, Palermo. Book of abstract – teaching/learning Physics: integrating research into practices. Palermo: Universidade de palermo, 2014. p. 182-182.
TRUYOL, M. E. ; PIETROCOLA, Maurício . Do teachers? conceptualization of key aspects of quantum mechanics really help to overcome the comprehension difficulties students have?. In: GIREP-MPTL 2014, 2014, Palermo. Book of abstract – teaching/learning Physics: integrating research into practices. Palermo: Universidade de palermo, 2014. p. 258-259.
KNEUBIL, F. ; PIETROCOLA, Maurício . A Teaching-Learning Sequences of the Concept of Mass in Teachers Training Courses. In: GIREP-MPTL 2014, 2014, Palermo. Book of abstract – teaching/learning Physics: integrating research into practices. Palermo: Universidade de palermo, 2014. v. 1. p. 180-181.
SCHIVANI, M. ; PIETROCOLA, Maurício . Mapas Conceituais no Estudo de Organizações Praxeológicas: O Caso da Robótica Educacional no Ensino de Física. In: Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos. Proceedings of the Sixth International Conference on Concept Mapping. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), 2014. p. 323-330

2013


PESSANHA, M. ; PIETROCOLA, M. ; COUSO, D. . Obstáculos epistemológicos no estudo de modelos atômicos com o uso de simulações computacionais. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

SCHIVANI , M ; PIETROCOLA, M. . The Contextualization in the Teaching Physics through of instruments of the Educational Robotics: analysis of activities by Verisimilar Praxeology. In: IVth international congress on the anthropological theory of didactics (ATD), 2013, Toulouse (France). Atas do 4CITAD, 2013.

2012


SCHIVANI , M ; PIETROCOLA, M. . Robótica Educacional no Ensino de Física: Estudo preliminar sob uma perspectiva Praxeológica. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, 2012, Maresias – SP. Atas do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012.

KNEUBIL, F. B. . Classical Physics Content in Higher Scientific Research Center in the World: CERN. In:International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), 2012, Yasmine Hammamet. XV IOSTE, 2012.

PIETROCOLA, Maurício, NICOLAU, J., GURGEL, Ivã. 2012. Development of a TLS on the relativity of time and the Twin Paradox: Analysis of its Structural Elements In Girep Proceedings GIREP Istambul 2012 1 1-3 Istambul: Unioversity of Istambul

2011


ROUXINOL, E. ; SCHIVANI , M ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, M. . Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica.. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus – MA. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2011.

SCHIVANI , M ; ZANETIC, J. . A Curiosidade Ingênua e o Papel dos Grupos Amadores no Ensino e Difusão da Astronomia. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011, Rio de Janeiro – RJ. ATAs do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011.

BROCKINGTON, G., IMMORDINO-YANG, M. H., WONG, S., PIETROCOLA, Maurício. 2011. Neuroscience and Education: the role of emotion in the acceptance or rejection of a scientific model In Esera ESERA Lyon 2011 Lyon:

ROUXINOL, EstevamSCHIVANI, MiltonANDRADE, Renata deROMERO, Talita Raquel LuzPIETROCOLA, Maurício. “Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica”. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF, Manaus – MA, 2011.Anais do XIX SNEF.

KNEUBIL, F. B. ; Ricardo, E. . Formação de Professores de Física sobre a Ciência:Um Estudo de Caso num Curso de Eletromagnetismo. In: Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matematica (ICIECyM), 2011, Tandil. Libro de Actas del Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matematica, 2011.

2010


MARINELI, F., PIETROCOLA, M. A study on criteria used by students to infer the physical reality of objects: building categories of analysis. Paper presented at GIREP 2010, Reims, France, 2010.

MARINELI, F., PIETROCOLA, M. Um estudo exploratório sobre critérios de atribuição de realidade utilizados por estudantes de Física: construindo categorias de análise In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia, SP. Atas de XII EPEF, 2010.

RICARDO, E. ; PIETROCOLA, Maurício . Epistemological Vigilance and Didactic Textbooks: demonstrating the Didactic Transposition process of physics knowledge. In: III International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic, 2010, Barcelona. Procedings of III International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic, 2010. p. 01-12.

FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. The history and nature of science in high school: building parameters to develop the educational knowledge. I Conferência Latino Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. Maresias, São Sebastião, Brasil, 2010.

2009


KARAN, R. A. ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . Assessing physics teachers conceptions on the importance of symmetry. In: ESERA-2009, 2009, istambul. Esera Conference proceendings, 2009. p. 1-3.

PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. ; SIQUEIRA, Maxwell ; LAWAL, I. . TEACHERS PERCEPTION OF CURRICULA CONTENT INNOVATION. In: ESERA-2009, 2009, istambul. Esera Conference proceendings, 2009. p. 1-4.

PIETROCOLA, Maurício . O conceito de Sobrevivência dos Saberes como base para a confecção de uma grade de atributos para análise de Situações de ensino Aprendizagem (TLS). In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : Institut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. v. extra. p. 3217-3220.

LAWAL, I. ; SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. . Desenvolvimento profissional durante a implementação de inovações curriculares por professores do ensino secundário. In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : nstitut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. v. extra. p. 2569-2572.

MARINELI, F. ; PIETROCOLA, Maurício . Um estudo sobre critérios de atribuição de realidade utilizados por estudantes de Física. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,, 2009, Vitoria. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. Sao PAulo : SBF, 2009. p. 1-11.

FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Prescrições historiográficas e saberes escolares: alguns desafios e riscos (Completo). In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2009, Florianópolis.

ANDRADE, Renata deROMERO, Talita Raquel Luz“Físicos da Alegria: Projeto de ensino sobre radiologia para Crianças do Hospital do Câncer”. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF, Vitória – ES, 2009. Anais do XVIII SNEF.

Baixe o painel aqui

Ivani Lawall, George Shinomiya, Maxwell Siqueira, Elio Ricardo, Mauricio Pietrocola. FASES DE DESENVOLVIMENTO PROFISISONAL DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÕES CURRICULARES NO NÍVEL MÉDIO. In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2009, Florianópolis, SC. Anais do VII Enpec.
ROMERO, Talita Raquel Luz; ANDRADE, Renata de; PIETROCOLA, Maurício. Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF< 2009, Vitória – ES. Anais do XVIII SNEF.

ROMERO, Talita Raquel LuzANDRADE, Renata dePIETROCOLA, Maurício“Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem”. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF,Vitória – ES, 2009. Anais do XVIII SNEF.

Baixe o painel aqui

2008


CUSTÓDIO, J. F. ; LAWALL, I. T. ; CLEMENT, L. . A Reforma Estrutural da Licenciatura em Física da UDESC: Uma Análise das Práticas como Componentes Curriculares e do Estágio Supervisionado. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Atas do XIV ENDIPE, 2008.

BROCKINGTON, G. ; GURGEL, I.; SIQUEIRA, M.; FORATO, T. C. M.; AZEVEDO, M. C. P. S. ; UETA, N.; PIETROCOLA, M. A project to update the physics curriculum in the secondary school in Brazil. In: GIREP, 2008, Nicosia. Girep 2008. Anatosia : University of Cyprus, 2008. p. 1-12.

FORATO, Thaís C. M. ; Pietrocola, M. ; Martins, R. A. . Alguns debates históricos sobre a natureza da luz: discutindo a natureza da ciência no ensino. In: VI Encuentro AFHIC, 2008, Montevideo. Congresso Internacional de la Asociación de Filosofía e História de la Ciência del Cono Sur. Montevideo : Imprenta Gega, 2008. p. 55-55.

FORATO, Thaís C. M. ; MARTINS, Roberto de A. ; PIETROCOLA, Maurício . Teorias da luz e Natureza da ciência: elaboração e análise de curso aplicado no ensino médio. In: XI EPEF, 2008, Curitiba. A pesquisa de física e a sala de aula: articulações necessárias.. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2008. v. unico. p. 65-65.

FORATO, T. C. M. ; PIETROCOLA, Maurício ; MARTINS, R. A. . Teorias da luz e Natureza da ciência: elaboração e análise de curso aplicado no ensino médio. In: XI Encontro Pequisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI EPEF. CURITIBA : Sociedade Brasileira de Física, 2008. v. 1. p. 1-20.

FORATO, T. C. M. ; MARTINS, R. A. ; PIETROCOLA, Maurício . A NATUREZA DA CIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA: ENFRENTANDO OBSTÁCULOS NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS. In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : Institut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. p. 3249-3253.

Maurício Pietrocola. INOVAÇÃO CURRICULAR EM FÍSICA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E A SOBREVIVÊNCIA DOS SABERES. Trabalho apresentado em mesa redonda no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – 2008

2007


CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício ; DE SOUZACRUZ, F. F . Vínculos afetivos com o saber: a curiosidade e a satisfação em conhecer como razões para escolha de carreiras científicas. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, 2007, Florianópolis. Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, 2007.

CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Status Afetivo e Sentimento de Entedimento: Critérios de Aceitação de Explicações Escolares. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, 2007, Florianópolis. Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência, 2007.

FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M.. The nature of science at physics teaching: a study of luminiferous ether on nineteenth century. In: International Conference on Physics Education. Proceedings of ICPE 2007. Marrakesh.

FORATO, T. C. M. ; Pietrocola, M. ; Martins, R. A. . História da Ciência e Religião: uma proposta para discutir a natureza da ciência.. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Fìsica, 2007, São Luiz – MA.

FORATO, T. C. M. Isaac Newton e sua obra publicada sobre as Profecias de Daniel. In Lorenzano, P. y H. Miguel (eds.), /Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur, Volumen II/, Buenos Aires: AFHIC/C.C.C. Educando, 506 páginas, 2007. ISBN:978-987-9419-56-4.

GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. . O uso da Imaginação em Atividades de Ensino. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Belo Horizonte : Abrapec, 2007. v. 6.

KARAM, R. A. S. Matemática como estruturante e física como motivação: uma análise de concepções sobre as relações entre matemática e física. In: VI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007, Florianópolis, SC. Anais do VI Enpec.

KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. Experiência de Michelson-Morley no ensino médio: prerrogativas e possibilidades. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVII SNEF, 2007, São Luís, MA. Anais do XVII SNEF.

PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício.  Quem conta um conto aumenta um ponto também em física: Contos de ficção científica na sala de aula. São Luiz, XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007.

PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício.  Primeiro contato: ficção científica para abordar os limites do conhecido em sala de aula. São Luiz, XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007.

ROMERO, Talita Raquel Luz e PIETROCOLA, Maurício“Investigação da Interação Cognição-Afeto na Construção de Explicações: Validação de Um Protocolo de Entrevista”. In: XVII – Simpósio Nacional de Ensino de Física  XVII SNEF, São Luis  MA, 2007. Anais do XVII SNEF.

SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação ; PIETROCOLA, Mauricio ; UETA, N. . A Física Moderna e Contemporânea em sala de aula: uma atividade com os raios X. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luís. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007.

2006


AZEVEDO, M. C. P. S. ; ANDRADE, R. ; PIETROCOLA, Maurício . O Ensino de Física: Busca de parâmetros para análise de situações em sala de aula. In: X EPEF – Encontro de Pesquisa e Ensino de Física, 2006, Londrina. Anais do X EPEF – Encontro de Pesquisa e Ensino de Física, 2006. p. 1-10.

GURGEL, I. ; PIETROCOLA, M. . Modelos e Realidade: As Explicações acerca do Calor no Século XVIII. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina. Anais do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006

GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. A Imaginação Científica: A construção do conhecimento sob o olhar de Albert Einstein. In: V Encontro de História e Filosofia da Ciência da AFHIC, 2006, Florianópolis. Anais do V Encontro de História e Filosofia da Ciência da AFHIC, 2006. v. 1. p. 1-10.

KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. Uma Releitura Metodológica para o Ensino de Relatividade Restrita. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – X EPEF, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.
KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. A Abordagem das Relatividades em Sala de Aula. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – X EPEF, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.
MORAES, G.; KARAM, R. A. S. A Suposta Mudança Epistemológica de Albert Einstein. In: X Econtro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.


PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício. Possibilidades dos filmes de ficção científica como recurso didático em aulas de física: a construção de um instrumento de análise. Londrina, X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006.

PIETROCOLA, Maurício . A Atualização dos currículos de Física da Escola Média: um estudo em condições reais de sala de aula analisado a partir da teoria da Transposição Didática.. In: Conferencia Iberoamericana de Educación para la Física, 2006, San Jose. La enseñanza de la física en la era tecnológica del Nuevo milenio : Memoria.. San josé – Costa Rica : INIE, 2006.
SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício . A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, 2006, Londrina. Anais do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF. v. 1. p. 1-1.

2005


AZEVEDO, M. C. ; Pietrocola, M. . A Explicação e a dualidade onda partícula no Ensino Médio. In: V ENPECF, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC, 2005.

CUSTÓDIO, José Francisco ; PIETROCOLA, Maurício ; CRUZ, Frederico Firmo de Souza . Conflitos cognitivos-afetivos: A condição de insatisfação com as concepções prévias dos alunos e a exploração de novas idéias. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2005, Rio de Janeiro.. Didática da Física: Materias, Métodos, Estratégias e Avaliação.. RIO DE JANEIRO : SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA, 2005. p. A01-05.

CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício ; CRUZ, F. F. S. . Conflitos cognitivo-afetivos: a condição de insatisfação com as concepções prévias dos alunos e a exploração de novas idéias. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. SNEF, 2005.

FORATO, T. C. M. ; Pietrocola, M. . O arrastamento parcial do éter de Fresnel como explicação científica. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. ATAS DO V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Bauru : ABRAPEC, 2005.

BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . O ensino de Física Moderna na Escola Média: os modelos e o realismo científico na sala de aula.. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, 2005.

GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. A visão de Einstein da Construção do Conhecimento Científico. In: XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005. v. 1. p. 1-10.

GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. O papel dos modelos no entendimento dos alunos.. In: V ENPEC – Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 1. p. 1-10.

NASCIMENTO JUNIOR, F. A; PIETROCOLA, Maurício. O papel do RPG no Ensino de Física. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2005. v. 1. p. 1-10.

OLIVEIRA, R. C. A., PIETROCOLA, Maurício. Análise do sucesso das estratégias e recursos didáticos utilizados em uma proposta curricular de física moderna e contemporânea para o ensino médio. In: V ENPEC, 2005, Bauru. ANAIS V ENPEC, 2005.

PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício.Ficção científica no ensino de física: utilizando um romance para desenvolver conceitos. Rio de Janeiro, XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; AZEVEDO, M. C. P. S. . Será a Física Clássica pré-requisito para o ensino de Física Moderna? Uma experiência de inserção de elementos de mecânica quântica no Ensino Médio a partir do estudo de luz e cor. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam ; VINHA, Maria Lúcia . Uma proposta de estágio para licenciandos em Física. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ara do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto . A formação dos professores de ciências para o Ensino Fundamental. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ata do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, J. F. ; SOUSA, W. B. . Dificuldades contínuas ou discretas?. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ata do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício . Modern Physics In Brazilian Secondary Schools . In: International Conference on Physics Education, 2005, Nova Delhi. International Conference on Physics Education. Nova Delhi : ICPE, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, A. . Reflexões sobre o pensamento cartesiano na educação matemática. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – IX EBRAPEM, 2005, São Paulo. Anais do IX EBRAPEM, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, G. . O Ensino de Física Moderna necessita ser real?. In: XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; AZEVEDO, M. C. P. S. . Explicação no Ensino da Dualidade Onda-Partícula no Ensino Médio. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC, 2005.


ARAÚJO, Waldemir; PIETROCOLA, Maurício ; SANTOS, Marcelo Giordan(orientador) . A apropriação de filosofia e história das ciências em situações de estudo a apartir da teoria de Vergnaud.. In: VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2005, Granada. Anais do VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2005.

PIETROCOLA, Maurício ; MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto . Políticas educacionais e história da formação e atuação de professores para a disciplina de ciências. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005. v. 1. p. 1-10.
PIETROCOLA, Maurício ; NASCIMENTO JUNIOR, F. A. . Jogos de interpretação de papéis como ferramenta no Ensino de Física.. In: XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005, São Paulo. Anais do XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005. v. 1. p. 1-10.
RODRIGUES, A. M; GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Analisando novas propostas de ensino através da didática francesa. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.
ROMERO, Talita Raquel; PIETROCOLA, Maurício. Modelos e Explicações: A construção da realidade e suas bases emocionais. In: V ENPEC, 2005, Bauru. Anais V ENPEC, 2005.

ROMERO, Talita Raquel LuzPIETROCOLA, Maurício“Modelos e Explicações: A construção da realidade e suas bases emocionais”. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências  V ENPEC, Bauru – SP, 2005. Anais V ENPEC, 2005.

ROUXINOL, Estevam ; PIETROCOLA, Maurício . Identificando o obstáculo cultural em aulas de física do ensino médio. In: V Encontro de pesquisadores em ensino de ciências( V ENPEC),, 2005, Bauru. Atas do V Encontro de pesquisadores em ensino de ciências, 2005.
SILVA, J. F. ; MOZENA, Erika ; AZEVEDO, M. C. P. S. ; SOUSA, W. B. ; BROCKINGTON, G. ; PAIVA, J. ; PIETROCOLA, Maurício . Atualização dos currículos de Física no Ensino Médio de escolas estaduais: A transposição de teorias modernas e contemporâneas para a sala de aula. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam. Simulações e Animações: recursos para o ensino de Física de partículas ao Ensino Médio. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício. Revisando materiais em ensino médio sobre o tema física de partículas elementares. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC, 2005.

SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Mauricio . Uma bibliografia sobre o ensino de Física de Partículas para o Ensino Médio. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2005, BAURU. V Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 2005.

2004


CUSTODIO FILHO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Explicação científica e entendimento. In: Vi Congresso de Historia de las Ciencias y la Tecnologia, 2004, Buenos Aires – Argentina. ATAS do VI Congresso de Historia de las Ciencias y la, 2004.

FORATO, T. C. M. . Isaac Newton e sua obra publicada sobre as profecias de Daniel. In: IV Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul., 2004, Buenos Aires. IV Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.. Buenos Aires : Asociación de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur, 2004. v. CD ROM.

FORATO, T. C. M. ; Goldfarb, J.L. . Isaac Newton e a Cabala: algumas reflexões sobre o conceito de espaço absoluto. In: XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas, 2004, São Paulo. Ambiente, Natureza e Cultura na Perspectiva da História e da Epistemologia da Ciência : Ciências Naturais e
suas Interfaces. São Paulo, 2004. v. único. p. 35-36


FOUREZ, GÉRAR. Crise no ensino de ciências. Investigação em Ensino de Ciências, v. 8. n.2. 2003. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino>. Acesso em 10 de janeiro de 2004.


GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Imaginação científica: A construção do conhecimento na perspectiva da criação subjetiva. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício . I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de Aprendizagem. In: I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de Aprendizagem, 2004, São Paulo, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam . Uma análise nos livros textos de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas : Sociedade Brasileira de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício . Políticas públicas e o desafio das gestão e produção do conhecimento. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; NUNES, Cesar . A criatividade no processo de elaborar simulações virtuais de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam . Contribuições da História da Ciência no Brasil para o Ensino de Física. In: VI Congresso de Historia de Las Ciencias y La Tecnologia, 2004, Buenos Aires. Anais do VI Congresso de Historia de Las Ciencias y La Tecnologia, 2004.
ROUXINOL, Estevam ; PIETROCOLA, Maurício . Contribuições da História da Ciência no Brasil para o Ensino de Física: Lattes e o Méson Pi. In: VI Congresso de Historia de las Ciencias y la Tecnologia, 2004, Buenos Aires – Argentina. Anais do VI Congresso de História de las Ciencias y la Tecnologia, 2004.


SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício. Uma breve discussão sobre o conceito de campo eletromagnético na formação do professor. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.

VINHA, Maria Lúcia; NUNES, Cesar; PIETROCOLA, Maurício. Criatividade no Processo de Elaborar Simulações Virtuais de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas – MG. Tecnologia da Informação e Instrumentação no Ensino de Física, 2004.

2003


BROCKINTON, G; PIETROCOLA, Maurício. RECURSOS COMPUTACIONAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. In: 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru. Atas do 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru : ABRAPEC, 2003.
BROCKINGTON, G; PIETROCOLA, Maurício. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna?. In: IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Anais do IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.


CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . O Papel dos Princípios nas Ciências Empíricas e a sua Abordagem em Livros Didáticos. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV SNEF, 2003.

FORATO, T. C. M. . O método newtoniano para a interpretação das profecias de Daniel. In: 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro. 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica e 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Técnica, 2003.
GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício . Ciência: Um pouco de História. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. CURITIBA : SBF, 2003.
Gurgel, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. A IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO SUBJETIVA.
GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Imagem, Imaginação, Imaginário: Crio: Loco Existo. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2003, Bauru – SP, 2003.
GURGEL, Ivã ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício. Quem matou o calórico: Uma investigação epistemológica sobre o término de um modelo. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003. Ata do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, C. C. . O PAPEL ESTRUTURANTE DA MATEMÁTICA NA TEORIA ELETROMAGNÉTICA: UM ESTUDO HISTÓRICO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS. In: 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru. Atas do 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. bauru : ABRAPEC, 2003.
PIETROCOLA, Maurício . Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba : SBF, 2003.

PIETROCOLA, Maurício . O papel estruturante da matemática no eletromagnetismo: uma análise histórica. In: XVSimpósio Brasileiro de Ensino de Física, 2003, Curitiba – PR, 2003.

PIETROCOLA, Maurício ; GURGEL, Ivã ; BROCKINGTON, G. . Quem matou o calórico: Uma investigação epistemológica sobre o término de um modelo. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003. Ata do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003.

2002


CUSTODIO FILHO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício. Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do Ensino Médio. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, äguas de Lindóia. Atas do. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2002.


PINHEIRO, T. F. ; PIETROCOLA, Maurício. Um estudo sobre o sentimento de realidade em estudantes do Ensino Médio. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. Atas do. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2002.

PIETROCOLA, Maurício ; PINHEIRO, T. F. . Um estudo sobre critérios de realidade em estudantes do Ensino Médio. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. Atas do. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2002.

PIETROCOLA, Maurício . Visibilidade Social e contatos com a área de Educação. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2002.

RODRIGUES, Carlos Daniel Ofugi ; PIETROCOLA, Maurício . A Abordagem da Relatividade Restrita em Livros Didáticos do Ensino Médio e a Transposição Didática. In: Encontro dos Alunos de Física, 2002, Florianópolis, 2002.

2001


ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Formação de professores e a interdisciplinaridade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Átibaia. Anais do III ENPEC. Porto Alegre : ABRAPEC, 2001

PIETROCOLA, Maurício . La réalité comme objectif-obstacle. In: XXIII Journées Internationales sur la la communication, léducation et la culture scientifiques et industrielles, 2001, Chamounix. Compteus rendus, 2001

PIETROCOLA, Mauricio ; PINHO-ALVES, Jose . La vulgarisation scientifique par le moyen de l’experimental: un laboratoire pour jouer avec la physique.. In: XXIII Journées Internationales sur l’Education et la Communication Scientidfique, 2001, Chamonix. Actes des XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Techniques. Chamonix : no prelo, 2001. v. 1.
RODRIGUES, Carlos Daniel Ofugi ; PIETROCOLA, Maurício . La transposition didactique de la théorie de la Relativité dans les manuels scolaires brésiliens. In: XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2001, Chamonix. XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2001.

2000


ALVES FILHO, José de Pinho ; PIETROCOLA, Maurício ; PINHEIRO, T. F. . Nova transposição didática gera novas atividades experimentais. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. anais do VII encontro de pesquisa em Ensino de Física. SP : SBF, 2000.
ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. ; PIETROCOLA, Maurício. Atividades experimentais – Transposição didática – modelização na alfabetização científica. In: VII encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. anais do VII encontro de pesquisa em Ensino de Física. SP : SBF, 2000.
CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Princípios Físicos e a Construção de Modelos. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do VII EPEF, 2000.
PINHEIRO, T. F. ; OFUGI, C. D. R. ; ALVES FILHO, José de Pinho; PIETROCOLA, Maurício ; . Um exemplo de construção de ilha de racionalidade em torno da noção de Energia. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. v. 1. p. 1-10.
PINHEIRO, T. F. ;PIETROCOLA, Maurício. Modelos e afetividade. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. p. 1-15.
OFUGI, C. D. R. ; PIETROCOLA, Maurício. ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA PELA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. p. 1-13.

1999


OFUGI, C. D. R. ; PIETROCOLA, Maurício. A abordagem da relatividade restrita em livros didáticos do Ensino Médio e a Transposição Didática. In: II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos – SP. Anais do “, II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre : Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. p. 1-12.

PIETROCOLA, Maurício ; NEHRING, C. M. ; TRINDADE, J. A. O. ; LEITE, R. C. M. ; PINHEIRO, T. F. . As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. In: II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos. Anais do II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre : ABRAPEC, 1999.
PIETROCOLA, Maurício . IN SEARCH OF A REALITY: MODELS AND MODELISATION IN SCIENCE TEACHING ACCORDING TO THE EPISTEMOLOGY OF MARIO BUNGE.. In: 5th International History, Philosophy and Science Teaching Conference, 1999, Pavia – Como. Pavia : European Physical Society, 1999.

1998


PIETROCOLA, Maurício . MODELOS E REALIDADE NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO; LIMITES DA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA PROCESSUAL – apresentado em sessão plenária. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998. Florianópolis – SC, 1998.

1997


PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. . Uso do princípio de relatividade na interpretação de fenômenos por alunos de graduação em Física. In: 1 Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Anais do 1 EPEF, 1997.

1996


PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. . O USO DO PRNCÍPIO DE RELATIVIDADE NA INTERPRETAÇÃO DE FENÔMENOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – ATAS, PUBLICADO NA INTEGRA, 1996. ÁGUAS DE LINDÓIA – SP, 1996.

PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. . RUÍDO RELATIVÍSTICO NA ANÁLISE DE SITUAÇÕES FÍSICAS. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – PUBLICADO NA INTEGRA, 1996. ÁGUAS DE LINDÓIA – SP, 1996.

PIETROCOLA, Maurício . Construtivismo, produção do conhecimento e educação. In: VI Congresso de iniciação científica da UFRPe, 1996, Recife. anais do VI Congresso de iniciação científica da UFRPe. Recife : editora da UFRPe, 1996.

SANTOS, F; PIETROCOLA, Maurício. CONSTRUTIVISMO: PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – PUBLICADO NA INTEGRA, 1996. ÁGUAS DE LINDÓIA – SP, 1996.

1995


PIETROCOLA, Maurício . EPISTEMOLOGICAL STRUCTURE OF PHYSICAL APROPRIATION. In: THIRD INTERNATIONAL HISTORY PHILOSOPHY, AND SCIENCE TEACHING CONF., 1995. MINNEAPOLIS – MINNESOTA – EUA, 1995.

PIETROCOLA, Maurício . SCIENCE HISTORY AND SCIENCE EDUCATION: INDIVIDUAL AND COLLECTIVE ASPECTS OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE.. In: THIRD INTERNATIONAL HISTORY, PHYLOSOPHY AND SCIENCE TEACHING CONFERENCE, 1995. MINNEAPOLIS – MINNESOTA – EUA, 1995.

OFUGI, C. D. ; PIETROCOLA, Maurício. UMA CRÍTICA À ABORDAGEM DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA EM LIVROS DE FÍSICA BÁSICA. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Físca, 1995. Belo Horizonte – MG, 1995.

PIETROCOLA, Maurício . ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995. Niterói – RJ, 1995.

PIETROCOLA, Maurício . COGNITIVE RECAPITULATION. In: Third International History, Philosophy and science teaching conference, 1995. Third International History, Philosophy and science teaching conference. Mineapolis – Minnesota, 1995.

1994


PIETROCOLA, Maurício . A ESCOLA FRANCESA E A ÓPTICA DOS CORPOS EM MOVIMENTO NO SÉCULO XIX. In: Simpósio Física no século XIX- perspectivas históricas e epistemológicas, 1994. Rio de Janeiro – RJ, 1994.

PIETROCOLA, Maurício . ONDE ESTÃO NOSSOS REFERENCIAS TEÓRICOS. In: IV Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 1994. Florianópolis SC : UFSC, 1994.

PIETROCOLA, Maurício . CONSTRUÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DO CONHECIMENTO. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994. UFSC – Florianópolis SC, 1994.

PINHEIRO, T. F. ;PIETROCOLA, Maurício. VISUALIZAÇÃO ESPACIAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994. UFSC – Florianópolis SC, 1994.

1993


PIETROCOLA, Maurício . RELAÇÕES ENTRE TEORIA E REALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES. In: V Simpósio de ensino de Física do Nordeste, 1993. V SIMPÓSIO DE ENSINO DE FÍSICA DO NORDESTE. Campina Grande – PB : UFPa, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . A EXTENSÃO DO PRINCÍPIO DE RELATIVIDADE À ÓPTICA. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, 1993, Caxambu. Anais SEMINÁRIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Caxambu – MG : SBHC, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . O ÉTER COMO ESPAÇO ABSOLUTO. In: VII COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, 1993, Lindóia. Anais do VII COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. São Paulo- SP : CLE, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS X HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA. In: Anais do X SNEF, 1993. SBF. Londrina – PARANÁ, 1993.

1986


PIETROCOLA, Maurício . Formacao de Modelos Em Fisica.. In: XXXVIII REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA OP. CIENC., 1986. CURITIBA-PR-BRASIL. p. 0-0.

PIETROCOLA, Maurício . ANÁLISE DE MODELOS APRESENTADOS POR ALUNOS PARA A EXPLICAÇÃO DAS FASES DA LUA E DOS ECLIPSES. In: SBPC, 1986. 38ª Reunião da SBPC. Curitiba – PARANÁ, 1986.

1985


PIETROCOLA, Maurício . Curso de Fisica Para Geografia.. In: VI SIMPOSIO DE ENSINO DE FISICA, 1985. NITEROI-R.J.-BRASIL. p. 0-0.

PIETROCOLA, Maurício . INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE FÍSICA E GEOGRAFIA. In: VI SNEF, 1985. Sociedade Brasileira de Física. Rio de Janeiro, 1985.
PIETROCOLA, Maurício . FÍSICA INSTRUMENTAL PARA GEOGRAFIA. In: VI SNEF, 1985. (Sociedade Brasileira de Física. Rio de Janeiro, 1985.