2017
2015
2014
2013
PESSANHA, M. ; PIETROCOLA, M. ; COUSO, D. . Obstáculos epistemológicos no estudo de modelos atômicos com o uso de simulações computacionais. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
2012
KNEUBIL, F. B. . Classical Physics Content in Higher Scientific Research Center in the World: CERN. In:International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), 2012, Yasmine Hammamet. XV IOSTE, 2012.
PIETROCOLA, Maurício, NICOLAU, J., GURGEL, Ivã. 2012. Development of a TLS on the relativity of time and the Twin Paradox: Analysis of its Structural Elements In Girep Proceedings GIREP Istambul 2012 1 1-3 Istambul: Unioversity of Istambul
2011
BROCKINGTON, G., IMMORDINO-YANG, M. H., WONG, S., PIETROCOLA, Maurício. 2011. Neuroscience and Education: the role of emotion in the acceptance or rejection of a scientific model In Esera ESERA Lyon 2011 Lyon:
ROUXINOL, Estevam, SCHIVANI, Milton, ANDRADE, Renata de, ROMERO, Talita Raquel Luz, PIETROCOLA, Maurício. “Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica”. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF, Manaus – MA, 2011.Anais do XIX SNEF.
KNEUBIL, F. B. ; Ricardo, E. . Formação de Professores de Física sobre a Ciência:Um Estudo de Caso num Curso de Eletromagnetismo. In: Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matematica (ICIECyM), 2011, Tandil. Libro de Actas del Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matematica, 2011.
2010
RICARDO, E. ; PIETROCOLA, Maurício . Epistemological Vigilance and Didactic Textbooks: demonstrating the Didactic Transposition process of physics knowledge. In: III International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic, 2010, Barcelona. Procedings of III International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic, 2010. p. 01-12.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. The history and nature of science in high school: building parameters to develop the educational knowledge. I Conferência Latino Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. Maresias, São Sebastião, Brasil, 2010.
2009
KARAN, R. A. ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . Assessing physics teachers conceptions on the importance of symmetry. In: ESERA-2009, 2009, istambul. Esera Conference proceendings, 2009. p. 1-3.
PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. ; SIQUEIRA, Maxwell ; LAWAL, I. . TEACHERS PERCEPTION OF CURRICULA CONTENT INNOVATION. In: ESERA-2009, 2009, istambul. Esera Conference proceendings, 2009. p. 1-4.
PIETROCOLA, Maurício . O conceito de Sobrevivência dos Saberes como base para a confecção de uma grade de atributos para análise de Situações de ensino Aprendizagem (TLS). In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : Institut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. v. extra. p. 3217-3220.
LAWAL, I. ; SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. . Desenvolvimento profissional durante a implementação de inovações curriculares por professores do ensino secundário. In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : nstitut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. v. extra. p. 2569-2572.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Prescrições historiográficas e saberes escolares: alguns desafios e riscos (Completo). In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2009, Florianópolis.
ANDRADE, Renata de; ROMERO, Talita Raquel Luz. “Físicos da Alegria: Projeto de ensino sobre radiologia para Crianças do Hospital do Câncer”. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF, Vitória – ES, 2009. Anais do XVIII SNEF.
Ivani Lawall, George Shinomiya, Maxwell Siqueira, Elio Ricardo, Mauricio Pietrocola. FASES DE DESENVOLVIMENTO PROFISISONAL DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÕES CURRICULARES NO NÍVEL MÉDIO. In: VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2009, Florianópolis, SC. Anais do VII Enpec.
ROMERO, Talita Raquel Luz; ANDRADE, Renata de; PIETROCOLA, Maurício. Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF< 2009, Vitória – ES. Anais do XVIII SNEF.
ROMERO, Talita Raquel Luz; ANDRADE, Renata de; PIETROCOLA, Maurício. “Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem”. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – XVIII SNEF,Vitória – ES, 2009. Anais do XVIII SNEF.
2008
FORATO, T. C. M. ; PIETROCOLA, Maurício ; MARTINS, R. A. . Teorias da luz e Natureza da ciência: elaboração e análise de curso aplicado no ensino médio. In: XI Encontro Pequisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI EPEF. CURITIBA : Sociedade Brasileira de Física, 2008. v. 1. p. 1-20.
FORATO, T. C. M. ; MARTINS, R. A. ; PIETROCOLA, Maurício . A NATUREZA DA CIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA: ENFRENTANDO OBSTÁCULOS NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS. In: VIII Congreso Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona : Institut de Ciències de l’Educació de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. p. 3249-3253.
2007
FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M.. The nature of science at physics teaching: a study of luminiferous ether on nineteenth century. In: International Conference on Physics Education. Proceedings of ICPE 2007. Marrakesh.
FORATO, T. C. M. Isaac Newton e sua obra publicada sobre as Profecias de Daniel. In Lorenzano, P. y H. Miguel (eds.), /Filosofía e Historia de la Ciencia en el Cono Sur, Volumen II/, Buenos Aires: AFHIC/C.C.C. Educando, 506 páginas, 2007. ISBN:978-987-9419-56-4.
2006
AZEVEDO, M. C. P. S. ; ANDRADE, R. ; PIETROCOLA, Maurício . O Ensino de Física: Busca de parâmetros para análise de situações em sala de aula. In: X EPEF – Encontro de Pesquisa e Ensino de Física, 2006, Londrina. Anais do X EPEF – Encontro de Pesquisa e Ensino de Física, 2006. p. 1-10.
KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. Uma Releitura Metodológica para o Ensino de Relatividade Restrita. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – X EPEF, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.
KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. A Abordagem das Relatividades em Sala de Aula. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – X EPEF, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.
MORAES, G.; KARAM, R. A. S. A Suposta Mudança Epistemológica de Albert Einstein. In: X Econtro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Londrina, PR. Anais do X EPEF.
PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício. Possibilidades dos filmes de ficção científica como recurso didático em aulas de física: a construção de um instrumento de análise. Londrina, X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006.
PIETROCOLA, Maurício . A Atualização dos currículos de Física da Escola Média: um estudo em condições reais de sala de aula analisado a partir da teoria da Transposição Didática.. In: Conferencia Iberoamericana de Educación para la Física, 2006, San Jose. La enseñanza de la física en la era tecnológica del Nuevo milenio : Memoria.. San josé – Costa Rica : INIE, 2006.
SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício . A Transposição Didática aplicada a teoria contemporânea: A Física de Partículas elementares no Ensino Médio. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, 2006, Londrina. Anais do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF. v. 1. p. 1-1.
2005
PIASSI, Luís P., PIETROCOLA, Maurício.Ficção científica no ensino de física: utilizando um romance para desenvolver conceitos. Rio de Janeiro, XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; AZEVEDO, M. C. P. S. . Será a Física Clássica pré-requisito para o ensino de Física Moderna? Uma experiência de inserção de elementos de mecânica quântica no Ensino Médio a partir do estudo de luz e cor. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam ; VINHA, Maria Lúcia . Uma proposta de estágio para licenciandos em Física. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ara do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto . A formação dos professores de ciências para o Ensino Fundamental. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ata do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, J. F. ; SOUSA, W. B. . Dificuldades contínuas ou discretas?. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Ata do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício . Modern Physics In Brazilian Secondary Schools . In: International Conference on Physics Education, 2005, Nova Delhi. International Conference on Physics Education. Nova Delhi : ICPE, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, A. . Reflexões sobre o pensamento cartesiano na educação matemática. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – IX EBRAPEM, 2005, São Paulo. Anais do IX EBRAPEM, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, G. . O Ensino de Física Moderna necessita ser real?. In: XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; AZEVEDO, M. C. P. S. . Explicação no Ensino da Dualidade Onda-Partícula no Ensino Médio. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC, 2005.
ARAÚJO, Waldemir; PIETROCOLA, Maurício ; SANTOS, Marcelo Giordan(orientador) . A apropriação de filosofia e história das ciências em situações de estudo a apartir da teoria de Vergnaud.. In: VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2005, Granada. Anais do VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2005.
PIETROCOLA, Maurício ; MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto . Políticas educacionais e história da formação e atuação de professores para a disciplina de ciências. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005. v. 1. p. 1-10.
PIETROCOLA, Maurício ; NASCIMENTO JUNIOR, F. A. . Jogos de interpretação de papéis como ferramenta no Ensino de Física.. In: XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005, São Paulo. Anais do XIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005. v. 1. p. 1-10.
RODRIGUES, A. M; GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Analisando novas propostas de ensino através da didática francesa. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.
ROMERO, Talita Raquel; PIETROCOLA, Maurício. Modelos e Explicações: A construção da realidade e suas bases emocionais. In: V ENPEC, 2005, Bauru. Anais V ENPEC, 2005.
ROUXINOL, Estevam ; PIETROCOLA, Maurício . Identificando o obstáculo cultural em aulas de física do ensino médio. In: V Encontro de pesquisadores em ensino de ciências( V ENPEC),, 2005, Bauru. Atas do V Encontro de pesquisadores em ensino de ciências, 2005.
SILVA, J. F. ; MOZENA, Erika ; AZEVEDO, M. C. P. S. ; SOUSA, W. B. ; BROCKINGTON, G. ; PAIVA, J. ; PIETROCOLA, Maurício . Atualização dos currículos de Física no Ensino Médio de escolas estaduais: A transposição de teorias modernas e contemporâneas para a sala de aula. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam. Simulações e Animações: recursos para o ensino de Física de partículas ao Ensino Médio. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Física, 2005.
SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício. Revisando materiais em ensino médio sobre o tema física de partículas elementares. In: V ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC, 2005.
2004
CUSTODIO FILHO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Explicação científica e entendimento. In: Vi Congresso de Historia de las Ciencias y la Tecnologia, 2004, Buenos Aires – Argentina. ATAS do VI Congresso de Historia de las Ciencias y la, 2004.
FORATO, T. C. M. . Isaac Newton e sua obra publicada sobre as profecias de Daniel. In: IV Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul., 2004, Buenos Aires. IV Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.. Buenos Aires : Asociación de Filosofia e Historia de la Ciencia del Cono Sur, 2004. v. CD ROM.
FORATO, T. C. M. ; Goldfarb, J.L. . Isaac Newton e a Cabala: algumas reflexões sobre o conceito de espaço absoluto. In: XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas, 2004, São Paulo. Ambiente, Natureza e Cultura na Perspectiva da História e da Epistemologia da Ciência : Ciências Naturais e
suas Interfaces. São Paulo, 2004. v. único. p. 35-36
FOUREZ, GÉRAR. Crise no ensino de ciências. Investigação em Ensino de Ciências, v. 8. n.2. 2003. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino>. Acesso em 10 de janeiro de 2004.
GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Imaginação científica: A construção do conhecimento na perspectiva da criação subjetiva. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício . I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de Aprendizagem. In: I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de Aprendizagem, 2004, São Paulo, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam . Uma análise nos livros textos de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas : Sociedade Brasileira de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício . Políticas públicas e o desafio das gestão e produção do conhecimento. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; NUNES, Cesar . A criatividade no processo de elaborar simulações virtuais de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam . Contribuições da História da Ciência no Brasil para o Ensino de Física. In: VI Congresso de Historia de Las Ciencias y La Tecnologia, 2004, Buenos Aires. Anais do VI Congresso de Historia de Las Ciencias y La Tecnologia, 2004.
ROUXINOL, Estevam ; PIETROCOLA, Maurício . Contribuições da História da Ciência no Brasil para o Ensino de Física: Lattes e o Méson Pi. In: VI Congresso de Historia de las Ciencias y la Tecnologia, 2004, Buenos Aires – Argentina. Anais do VI Congresso de História de las Ciencias y la Tecnologia, 2004.
SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício. Uma breve discussão sobre o conceito de campo eletromagnético na formação do professor. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Ata do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
VINHA, Maria Lúcia; NUNES, Cesar; PIETROCOLA, Maurício. Criatividade no Processo de Elaborar Simulações Virtuais de Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas – MG. Tecnologia da Informação e Instrumentação no Ensino de Física, 2004.
2003
BROCKINTON, G; PIETROCOLA, Maurício. RECURSOS COMPUTACIONAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. In: 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru. Atas do 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru : ABRAPEC, 2003.
BROCKINGTON, G; PIETROCOLA, Maurício. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna?. In: IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Anais do IX ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.
CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . O Papel dos Princípios nas Ciências Empíricas e a sua Abordagem em Livros Didáticos. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV SNEF, 2003.
FORATO, T. C. M. . O método newtoniano para a interpretação das profecias de Daniel. In: 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro. 2o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica e 9o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Técnica, 2003.
GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício . Ciência: Um pouco de História. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. CURITIBA : SBF, 2003.
Gurgel, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. A IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO SUBJETIVA.
GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Maurício. Imagem, Imaginação, Imaginário: Crio: Loco Existo. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em educação em Ciências, 2003, Bauru – SP, 2003.
GURGEL, Ivã ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício. Quem matou o calórico: Uma investigação epistemológica sobre o término de um modelo. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003. Ata do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003.
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, C. C. . O PAPEL ESTRUTURANTE DA MATEMÁTICA NA TEORIA ELETROMAGNÉTICA: UM ESTUDO HISTÓRICO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS. In: 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2003, Bauru. Atas do 3ª Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. bauru : ABRAPEC, 2003.
PIETROCOLA, Maurício . Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba : SBF, 2003.
PIETROCOLA, Maurício . O papel estruturante da matemática no eletromagnetismo: uma análise histórica. In: XVSimpósio Brasileiro de Ensino de Física, 2003, Curitiba – PR, 2003.
2002
CUSTODIO FILHO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício. Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do Ensino Médio. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, äguas de Lindóia. Atas do. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2002.
2001
ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Formação de professores e a interdisciplinaridade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Átibaia. Anais do III ENPEC. Porto Alegre : ABRAPEC, 2001
PIETROCOLA, Mauricio ; PINHO-ALVES, Jose . La vulgarisation scientifique par le moyen de l’experimental: un laboratoire pour jouer avec la physique.. In: XXIII Journées Internationales sur l’Education et la Communication Scientidfique, 2001, Chamonix. Actes des XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Techniques. Chamonix : no prelo, 2001. v. 1.
RODRIGUES, Carlos Daniel Ofugi ; PIETROCOLA, Maurício . La transposition didactique de la théorie de la Relativité dans les manuels scolaires brésiliens. In: XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2001, Chamonix. XXIII Journées Internationales sur la Communication, L’Education et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2001.
2000
ALVES FILHO, José de Pinho ; PIETROCOLA, Maurício ; PINHEIRO, T. F. . Nova transposição didática gera novas atividades experimentais. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. anais do VII encontro de pesquisa em Ensino de Física. SP : SBF, 2000.
ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. ; PIETROCOLA, Maurício. Atividades experimentais – Transposição didática – modelização na alfabetização científica. In: VII encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. anais do VII encontro de pesquisa em Ensino de Física. SP : SBF, 2000.
CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Princípios Físicos e a Construção de Modelos. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do VII EPEF, 2000.
PINHEIRO, T. F. ; OFUGI, C. D. R. ; ALVES FILHO, José de Pinho; PIETROCOLA, Maurício ; . Um exemplo de construção de ilha de racionalidade em torno da noção de Energia. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. v. 1. p. 1-10.
PINHEIRO, T. F. ;PIETROCOLA, Maurício. Modelos e afetividade. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. p. 1-15.
OFUGI, C. D. R. ; PIETROCOLA, Maurício. ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA PELA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Anais do VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São Paulo : Sociedade Brasileira de Física, 2000. p. 1-13.
1999
PIETROCOLA, Maurício ; NEHRING, C. M. ; TRINDADE, J. A. O. ; LEITE, R. C. M. ; PINHEIRO, T. F. . As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. In: II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos. Anais do II Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre : ABRAPEC, 1999.
PIETROCOLA, Maurício . IN SEARCH OF A REALITY: MODELS AND MODELISATION IN SCIENCE TEACHING ACCORDING TO THE EPISTEMOLOGY OF MARIO BUNGE.. In: 5th International History, Philosophy and Science Teaching Conference, 1999, Pavia – Como. Pavia : European Physical Society, 1999.
1998
1997
1996
PIETROCOLA, Maurício . Construtivismo, produção do conhecimento e educação. In: VI Congresso de iniciação científica da UFRPe, 1996, Recife. anais do VI Congresso de iniciação científica da UFRPe. Recife : editora da UFRPe, 1996.
1995
PIETROCOLA, Maurício . EPISTEMOLOGICAL STRUCTURE OF PHYSICAL APROPRIATION. In: THIRD INTERNATIONAL HISTORY PHILOSOPHY, AND SCIENCE TEACHING CONF., 1995. MINNEAPOLIS – MINNESOTA – EUA, 1995.
PIETROCOLA, Maurício . SCIENCE HISTORY AND SCIENCE EDUCATION: INDIVIDUAL AND COLLECTIVE ASPECTS OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE.. In: THIRD INTERNATIONAL HISTORY, PHYLOSOPHY AND SCIENCE TEACHING CONFERENCE, 1995. MINNEAPOLIS – MINNESOTA – EUA, 1995.
OFUGI, C. D. ; PIETROCOLA, Maurício. UMA CRÍTICA À ABORDAGEM DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA EM LIVROS DE FÍSICA BÁSICA. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Físca, 1995. Belo Horizonte – MG, 1995.
PIETROCOLA, Maurício . ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995. Niterói – RJ, 1995.
PIETROCOLA, Maurício . COGNITIVE RECAPITULATION. In: Third International History, Philosophy and science teaching conference, 1995. Third International History, Philosophy and science teaching conference. Mineapolis – Minnesota, 1995.
1994
PIETROCOLA, Maurício . A ESCOLA FRANCESA E A ÓPTICA DOS CORPOS EM MOVIMENTO NO SÉCULO XIX. In: Simpósio Física no século XIX- perspectivas históricas e epistemológicas, 1994. Rio de Janeiro – RJ, 1994.
PIETROCOLA, Maurício . ONDE ESTÃO NOSSOS REFERENCIAS TEÓRICOS. In: IV Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 1994. Florianópolis SC : UFSC, 1994.
PIETROCOLA, Maurício . CONSTRUÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DO CONHECIMENTO. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994. UFSC – Florianópolis SC, 1994.
PINHEIRO, T. F. ;PIETROCOLA, Maurício. VISUALIZAÇÃO ESPACIAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994. UFSC – Florianópolis SC, 1994.
1993
PIETROCOLA, Maurício . RELAÇÕES ENTRE TEORIA E REALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES. In: V Simpósio de ensino de Física do Nordeste, 1993. V SIMPÓSIO DE ENSINO DE FÍSICA DO NORDESTE. Campina Grande – PB : UFPa, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . A EXTENSÃO DO PRINCÍPIO DE RELATIVIDADE À ÓPTICA. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, 1993, Caxambu. Anais SEMINÁRIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Caxambu – MG : SBHC, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . O ÉTER COMO ESPAÇO ABSOLUTO. In: VII COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, 1993, Lindóia. Anais do VII COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. São Paulo- SP : CLE, 1993.
PIETROCOLA, Maurício . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS X HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA. In: Anais do X SNEF, 1993. SBF. Londrina – PARANÁ, 1993.
1986
PIETROCOLA, Maurício . Formacao de Modelos Em Fisica.. In: XXXVIII REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA OP. CIENC., 1986. CURITIBA-PR-BRASIL. p. 0-0.
PIETROCOLA, Maurício . ANÁLISE DE MODELOS APRESENTADOS POR ALUNOS PARA A EXPLICAÇÃO DAS FASES DA LUA E DOS ECLIPSES. In: SBPC, 1986. 38ª Reunião da SBPC. Curitiba – PARANÁ, 1986.
1985
PIETROCOLA, Maurício . Curso de Fisica Para Geografia.. In: VI SIMPOSIO DE ENSINO DE FISICA, 1985. NITEROI-R.J.-BRASIL. p. 0-0.
PIETROCOLA, Maurício . INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE FÍSICA E GEOGRAFIA. In: VI SNEF, 1985. Sociedade Brasileira de Física. Rio de Janeiro, 1985.
PIETROCOLA, Maurício . FÍSICA INSTRUMENTAL PARA GEOGRAFIA. In: VI SNEF, 1985. (Sociedade Brasileira de Física. Rio de Janeiro, 1985.