ALESSANDRO EMILIO TERUZZI. A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA AULA DE MATEMÁTICA: A HISTORIA DA MATEMÁTICA COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS NO ENSINO MEDIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
TIAGO BODÊ. GAMES CIENTÍFICOS Bases epistemológicas e princípios de design didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2015
Aline Ribeiro Sabino. SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS NA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2014
Jorge Luiz Nicolau Junior. Estrutura didática baseada em fluxo: relatividade restrita para o ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2012
Talita Raquel Luz Romero. MODELOS E EXPLICAÇÕES: A APROPRIAÇÃO DE ENTIDADES CIENTÍFICAS E O USO QUE OS ALUNOS FAZEM DELAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2008
AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stellade de. Situações de ensino – aprendizagem : análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP/SP. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira. São Paulo.
2006
IVÃ GURGEL. O papel da Imaginação no Entendimento dos Alunos. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
MAXWELL ROGER DA PURIFICAÇÃO SIQUEIRA. Do visível ao indivisível: uma proposta de ensino de Física de Partículas Elementares para Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2005
JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON. A realidade Escondida: representações físicas do microcosmo para estudantes do ensino Médio. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
KARAM, R. A. S. Relatividade Restrita no Início do Ensino Médio: Elaboração e Análise de uma Proposta. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
ALEXANDRE SILVA. Reflexões sobre a influência do pensamento Cartesiano na Educação Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP/SP, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2004
ESTEVAM ROUXINOL DOS SANTOS. A história da Física no Brasil e o ensino de Ciências. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2002
JOSÉ FRANCISCO CUSTÓDIO FILHO. O Princípio de conservação de enegia e a modelização em situações físicas. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2001
CARLOS DANIEL OFUGI RODRIGUES. A inserção da teoria da relatividade no ensino médio. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
1998
MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA. O USO DE MODELOS NO ENSINO DA FISICA-UMA APLICACAO AOS CIRCUITOS ELETRICOS. 1998. Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: MANOEL ROBERTO ROBILLOTTA.
1996
TEREZINHA DE FÁTIMA PINHEIRO. Aproximação entre a ciência do aluno na sala de aula da 1ª série do 2º grau e a ciência dos cientistas: uma discussão. 1996. 156 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
FLÁVIA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS. Do ensino de ciências como mudança conceitual à fronteira de uma abordagem afetiva. 1996. 162 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.