Autores: Leandro Segurado Catrocchio
Semestre: 1°/2015
Palavras-chave: Tecnologia, Ensino de Física
Apresentação
Este projeto visa apresentar diferentes formas de trazer a tecnologia como ferramenta de acumulação de conhecimento, eliminando a ideia de dispersão associada a ela. Com o auxílio de novas ferramentas, este minicurso foi planejado para os primeiros conceitos em física, uma introdução aos conceitos científicos, portanto é passível de se aplicar em diferentes séries do ensino básico. Escolhi trabalhar o conceito de notação científica com o 6° ano do Ensino Fundamental em três diferentes etapas: introdução ao mundo da ciência, conceitualização matemática das potências de base 10 e operações com as notações científicas. Este módulo precisa necessariamente de uma escola equipada com computadores, projetor, acesso a internet e, se possível, a disponibilidade em se cadastrar em ambientes escolares digitais, como Khan Academy, Moodle, Mangahigh, Kahoot etc.
Introduçao
Ainda hoje, muitos professores acreditam que a tecnologia como forma de ensino nada mais é do que uma grande ferramente de dispersão. Aulas em “data show” que não atingem grande parte da sala, filmes ou documentários nada atraentes ou mesmo os próprios “smartphones” levando os alunos para um ambiente virtual qualquer que não o escolar. Vivendo neste mundo em que, a cada dia que passa, são lançadas novas tecnologias, é inadmissível que um professor mantenha esse antiquado pensamento. Novas tecnologias estarão sempre presentes, cabe a nós usá-las ao nosso favor, da melhor maneira possível, com um intuito de despertar um interesse maior de nossos alunos.
Objetivo
O objetivo desta sequência didática é aproximar os alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental II com conceitos da ciência,especificamente as notações científicas, sempre usufruindo das tecnologias presentes para ampliar as possibilidades de atingir o maior público possível. Usaremos a ciência para explicar a ciência, por meio de documentários, plataformas tecnológicas, ambientes digitais etc, buscando uma maior qualidade no ensino de física.
Público-alvo: 6° ano do EF II
Número de aulas: 6
Temática: A ciência, desde sua existência, sempre buscou precisar fenômenos que envolvessem números extremamente grandes ou pequenos. Um dos primeiros relatos da tentativa em expressar números de demasiada grandeza foi a publicação do matemático e filósofo grego Arquimedes de Siracusa, “O contador de areia”, onde o autor demonstra seu método para estimar o cálculo da quantidade de grãos de areia necessária para preencher o universo. A necessidade de expressar grandes ou pequenos valores, de conhecer o micro e o macro, acompanha a evolução da sociedade humana e, por isso, este curso se embasará em tal importância.
Anexos:
Modulo Inovador.pdf 425747 bytes
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