Rádio Pirata

  • download7

Autores: Alan, Carlos, Flávio, Gustavo, Tatiane
Semestre: 1
Palavras-chave: interferência, ondas eletromagnéticas, rádio pirata

Apresentação


Os fenômenos físicos por si só, apesar de serem interessantes para um cientista, quase sempre não o são para um aluno. Porém, quando esses conceitos são usados para interpretar o mundo ao nosso redor, esses conceitos ganham sentido e importância. A sequência didática desenvolvida a seguir é pautada fundamentalmente por essa filosofia. Um problema prático é apresentado ao aluno e os conceitos físicos são desenvolvidos somente como ferramentas para auxiliá-lo a resolver este problema. O que se pretende nessa proposta é mostrar o modo de pensar de um físico e como os conceitos físicos podem ser úteis na resolução de um problema prático, tendo sempre em vista a relação destes problemas práticos com a sociedade. Além disso, pretende-se também através de debates e discussões, trazer o aluno para o centro do processo de ensino-aprendizagem, pois através destas atividades espera-se que o aluno passe a argumentar e se posicionar de maneira crítica. Outro objetivo do curso é fazer com que o aluno desenvolva habilidades experimentais, de forma que este obtenha familiaridade com medidas experimentais, podendo assim atuar de maneira ativa em problemas do seu cotidiano. Apesar de o aluno estar no centro do processo ensino-aprendizagem, o papel do professor é fundamental como mediador das discussões, assim como para as dúvidas que surgirão neste processo. Assim, o papel do professor deixa de ser o de expositor de assuntos pré-selecionados e passa a ser o de atuar como companheiro dos alunos na busca pelo conhecimento, sendo o gerador das questões problematizadoras. Com essa sequência didática nos comprometemos a criar condições facilitadoras para que o aluno, articulando os conceitos da Física com a sua cultura, representada pela tecnologia e sociedade, seja capaz de no final do curso ter os instrumentos básicos que lhe permitam diante de um problema social, argumentar, investigar, observar, interpretar e formalizar possíveis respostas ao problema. Além disso, esperamos que este consiga testar essas hipóteses, fazer conexões entre os conceitos da Física e os problemas de origem tecnológica e social, podendo propor soluções.

Introduçao


Uma das principais funções da escola é desenvolver nos alunos habilidades e competências para que estes consigam interpretar o mundo a sua volta, fornecendo parâmetros que estes não conseguiriam desenvolver caso não fossem para a escola. Nesse sentido, a Física tem uma importância muito grande não somente no que diz respeito ao conhecimento científico do aluno, mas principalmente, por interagir com o aluno na sua formação de cidadão, uma vez que lhe permite desenvolver seu senso crítico e entender a sociedade na qual o aluno cidadão se insere, pensando no desenvolvimento da ciência, o desenvolvimento da tecnologia e sua influência na sociedade. Nesse sentido é primordial que o aluno saiba diferenciar as tecnologias que constroem, mas que também destroem a sociedade, como a tecnologia utilizada na medicina e a tecnologia usada no desenvolvimento de armas bélicas. Dessa maneira, nossa sequência didática tem o compromisso de fazer do jovem aluno, um cidadão, um ser que terá uma melhor consciência de sua importância no mundo que o cerca, entendendo como funciona o planeta Terra ao tomar consciência de que na verdade esse planeta é sua a casa e que dela dependerá para sobreviver. Esse contexto, da física como ferramenta para pensar o mundo se enquadra naturalmente na abordagem CTS da ciência.

Objetivo


Como objetivo queremos que o aluno se envolva com uma abordagem CTS, proporcionando assim que o estudante entre em contato com o problema das rádios piratas e os controladores de voo. Além da abordagem social que o tema abrange, o aluno aprenderá alguns aspectos da teoria ondulatória, como o conceito de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, espera-se que o aluno se torne um cidadão critico e também possa se apropriar da linguagem da Física para entender o mundo ao seu redor. Esse é um tema atual, que vem causando muita polemica, como por exemplo, no caso do caos aéreo no Brasil. Assim, espera-se que este tema motive os alunos para uma participação mais ativa em sala de aula. Para um melhor e mais profundo entendimento do tema inovador escolhido há a necessidade de se escolher certos conceitos, teorias e modelos da Física sem o qual não teremos um pensamento crítico sobre o tema abordado. Nesse sentido, esse conjunto de parte da Física será o elemento que dará base a nossa sequência didática e que promoverá o conhecimento sobre o tema o qual iremos abordar. 

Público-alvo: 3o E.M.
Número de aulas: 8

Temática: 

Anexos:
Rádio Pirata – final.pdf 3618244 bytes
Anatel destrói equipamentos de rádios piratas em SP.flv 7296421 bytes
Exemplo de Prefixo de Rádio.flv 3144318 bytes
Rádio Comunitária de São Miguel.mp4 22050427 bytes
RÁDIO PIRATA – JORNAL NACIONAL.flv 20095749 bytes
Via Legal – Rádio Pirata.flv 28790993 bytes

Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!