3º ano do Ensino Médio: Eletricidade, Magnetismo e Física Moderna

LABVIRT – Eletricidade, magnetismo e física moderna

Coletânea de simulações para baixar destinadas ao 3º ano do Ensino Médio

Abaixo seguem as simulações destinadas ao 3º ano do ensino médio.

Clique nos títulos para baixar as simulações

600 SEGUNDOS

Descrição: O usuário deve calcular quanto é gasto de energia numa casa durante dez minutos. A casa tem quatro cômodos, sendo que cada um deles contém apenas um eletrodoméstico com valores fixos de potência. Para verificar se seus cálculos estão corretos, deve clicar na chave geral.

Entidade: E.E.S.G. Prof Ascendino Reis.

Proponentes: Anelise, Cíntia, Jéssica, Karina, Jully e Monique.

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: energia, potencia, consumo elétrico, tempo.

A LOJA DE GAMES

Descrição: Rafael e Horácio precisam de ajuda para controlar o gerador de energia elétrica durante um apagão e salvar a sua loja de fliperamas!

Entidade: E. E. Armando Sestini.

Proponentes: Margarete Pinheiro de Almeida.

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: gerador, jogos, fliperama bancários, loja.

COMPRA DE ELETRODOMÉSTICOS

Descrição: O objetivo da simulação é reproduzir o consumo de energia elétrica em uma casa comum. O usuário escolhe que aparelhos vai comprar e calcula a energia gasta por cada um deles. A escolha deve ser feita de modo que respeite o mínimo e máximo de consumo permitido.

Entidade: E.E Prof Ascendino Reis

Proponentes: Carolina, Cristina, Juliana, Juliana, Murillo e Victor

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: energia elétrica, potencia, transformação unidades, gasto, consumo.

ESCOVA PERFEITA?

Descrição: Uma cabeleireira está em seu salão fazendo “escova” em uma cliente quando elas começam a abordar o assunto consumo de energia e querem descobrir o quanto de energia elétrica é consumida quando se está secando o cabelo durante um certo tempo.

Entidade: E. E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Celso, Emerson, Karina, Priscilla, Ricardo.

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: energia, consumo, potência, cabelo, escova.

O BANHO

Descrição: Nesta simulação você deve dizer quanto tempo é necessário para que um garoto limpe cada parte do corpo, ficando limpo sem ultrapassar o limite de 2,42 kWh. Pode ser utilizado no modo treino, jogo ou competição, com até dois jogadores.

Entidade: E.E. Ascendino Reis

Proponentes: Adriane, Bruna, Jaqueline, Martha e Raquel

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: banho, potência, energia, tempo, elétrica.

SHOW DE ROCK

Descrição: Uma promotora de eventos deseja promover um show de rock para 2.000 pessoas. Em reunião com sua equipe, ela divide os levantamentos de gastos com o show. O usuário deve ajudar a calcular os gastos com energia elétrica, os gastos gerais e o preço do ingresso do show.

Entidade: E.E.Prof.Dr. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Cíntia, Fernanda e Gabriela

Publico alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: Potência, energia elétrica, show rock, banda, equipamentos, gastos.

BOMBA D’ÁGUA! COMO ECONOMIZAR

Descrição: Uma fazendeira precisa diminuir o tempo de funcionamento da bomba d’água para poder economizar energia elétrica. O usuário deverá ajudá-la a descobrir em quanto tempo a bomba deve diminuir seu funcionamento para que ela economize R$ 50,00 na conta.

Entidade: E.E. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Carla, Daniel, Débora, Kariny, Natália, e Paulo

Publico Alvo: 3ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: Eletrodinâmica, Energia Elétrica, Potência.

PLANTÃO MÉDICO

Descrição: Esta simulação informa sobre como a corrente elétrica pode ser utilizada para o salvamento de vidas com o uso dos desfibriladores. O usuário terá que calcular qual a impedância transtorácica de um paciente que se submete a uma ressuscitação cardiorespiratória.

Entidade: E.E. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Gemma, Juliano, Kátia, Raniella e Marcos.

Publico Alvo:  ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: eletrodinâmica, corrente elétrica, potencial, resistência, Ohm desfibrilador.

PROJETO – IMPULSOS ELÉTRICOS

Descrição: Nesta simulação o usuário deverá calcular a intensidade dos impulsos elétricos para que o músculo de Luizinho tenha força o suficiente para fazer o brinquedo do parque de diversões acertar o gongo.

Entidade: E.E. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Christian, João Eugenio, Guilherme Augusto e Nathalia.

Publico Alvo:  ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: eletroencefalograma, epilepsia, impulso elétrico, parque diversões, gongo, potencial, neurônio, cérebro músculo.

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Descrição: Essa simulação mostra como ocorre a propagação de uma onda eletromagnética quando um corpo carregado oscila.

Entidade: Labvirt.

Proponentes: M. Pietrocola, M. Kesselman e L. G. Lenz.

Publico Alvo:  ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: campo, onda eletromagnética, eletromagnético, carga, oscilação.