2º ano do Endino Médio: Óptica, Termologia e Ondulatória

LABVIRT – Ótica, termologia, ondulatória

Coletânea de simulações para baixar destinadas ao 2º ano do Ensino Médio

 

Abaixo seguem as simulações destinadas ao 1º ano do ensino médio.

Clique nos títulos para baixar as simulações

REFLEXOS NERVOSOS

Descrição: Em uma sala de aula, um professor ministra aula sobre reflexos. Depois de uma breve explicação, ele demonstra com uma leve pancada no joelho de um aluno. O usuário deve calcular a área de secção transversal de um axônio para que este consiga transmitir um impulso elétrico e provocar o reflexo no aluno.

Entidade: E.E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Tânia.

Publico Alvo:  ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: elétrica, reflexo, nervoso, corrente.

REDE ELÉTRICA

Descrição: Uma rede elétrica apresenta sempre uma folga no comprimento do fio entre dois postes. A folga é para evitar uma tração ou possível ruptura no fio, quando ele diminui de comprimento com a diminuição de temperatura.

Entidade: E.E. Prof° Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Bruna, Cristina, Juliana e Odilon.

Publico Alvo:  ano do Ensino Médio. 

Palavras Chave: dilatação linear, aquecimento, temperatura, comprimento, fio.

PARQUE AQUÁTICO CHUÁ –CHUÁ

Descrição: O usuário deve descobrir qual o custo mensal de energia elétrica de um parque aquático para aquecer a água de uma piscina com capacidade para 100.000 litros.

Entidade: E. E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Alexandre, Marcela, Mariana, Michelle, Renata, e Sheila.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: Quantidade de calor, calorimetria, energia elétrica, consumo de energia, piscina.

ONDAS DE RÁDIO AM/FM

Descrição: Dois irmãos e a mãe estavam viajando ouvindo música e de repente o rádio saiu do ar, ouviu-se muito chiado e interferência de outras rádios. Os irmãos comentam sobre o assunto. O usuário deverá calcular o comprimento de onda de uma faixa de freqüência de rádio e ajudar esta família a continuar ouvindo música durante a viagem.

Entidade: E.E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Arianny e Ronaldo.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: ondas, eletromagnetismo, propagação rádio.

O VENDEDOR DE CHURROS

Descrição: Ao ver e ouvir um carro de churros ao redor da praça, um observador se impressiona com a variação da frequência que ouve em relação à frequência emitida.

Entidade: E.E Dr. Prof. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Lucas, Fernando, Fernanda e Gabriela.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: churros, freqüência, som praça.

O FUTURO EM SUAS MÃOS

Descrição: A história mostra uma venda de petróleo entre o Brasil e a Arábia, que entraram em contradição pois o Brasil acredita não ter recebido a quantidade certa de petróleo vindo da Arábia. Então é preciso calcular o quanto se perdeu de petróleo por efeito de contração térmica.

Entidade: Escola Estadual Professor Doutor Laerte Ramos de C.

Proponentes: Andressa, Denise, Lívia, Nathalie e Vinicius.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: dilatação volumétrica, petróleo, barril, Brasil, Arábia.

O FUGITIVO

Descrição: Em uma prisão no Pólo-Norte um prisioneiro tenta uma fuga repentina, e para isso é necessário que o mesmo tenha a disposição botas que o impeçam de afundar na neve, e para isso determinar a bota correta.

Entidade: Escola Edina Alvares Barbosa.

Proponentes: Aline, Luis Batista, Ana Paula, Camila, Carina, Paulo Henrique, Viviane.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: fugitivo, prisão, pressão, bota ,solado, ruptura, superfície, resistência.

DESCOBERTA PLIOCÊNICA

Descrição: Um grupo de cientistas começa uma escavação no Pólo-Norte, quando encontram um mamute congelado. Ajude os cientistas a descobrirem a quantidade de calor necessária para um mamute ser descongelado.

Entidade: Prof. Dr.Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Caroline, Nathalia, Priscila, Vanessa e Viviane.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: mamute, calor, congelamento, trocas, equilíbrio térmico.

DESCOBRINDO UM NOVO COMBUSTÍVEL

Descrição: Dois físicos preparam uma experiência, onde desenvolvem um novo tipo de combustível. Para que a experiência dê certo, será necessário calcular a capacidade térmica do recipiente onde será feita a mistura de dois reagentes. O usuário deve ajudar os físicos a calcular a capacidade térmica do calorímetro para que a experiência seja bem sucedida.

Entidade: E. E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Carolina, Cíntia, Natália, Marcos Vinícius, Rafael, Shirley, Ygor Augusto.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: trocas de calor, equilíbrio térmico, capacidade térmica.

EM UMA BANHEIRA

Descrição: Um rapaz quer preparar seu banho, a uma temperatura específica, em uma banheira. O usuário deve ajudá-lo na mistura de duas quantidades de água com temperaturas diferentes.

Entidade: E.E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Andressa, Denise, Lívia, Nathalie.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: calor, temperatura, banho, troca, equilíbrio.

INDÚSTRIA METALÚRGICA

Descrição: O forno que tempera peças metálicas de uma indústria metalúrgica tem seu termômetro quebrado. Algumas peças precisam ser temperadas com máxima urgência para serem exportadas. O usuário deve ajudar os operários a encontrar a temperatura correta de trabalho do forno.

Entidade: E.E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Bruno, Sérgio Henrique, Raphael, Gustavo e Maurício.

Público Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: dilatação linear, metais.

MICROONDAS

Descrição: Uma professora pede a seu aluno que resolva uma questão sobre quanto tempo uma certa quantidade de água, aquecida em um microondas, leva para ter sua temperatura alterada de 30 °C para 100 °C. O usuário deverá descobrir qual é esse tempo.

Entidade: E.E. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Débora e Priscila.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: Potência, Tensão, Corrente Elétrica, Energia, Quantidade Calor Específico.

CAFÉ COM LEITE

Descrição: O usuário deve calcular a quantidade de leite que deve adicionar a uma determinada quantidade de café para que a mistura fique na temperatura pedida.

Entidade: E.E. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Ana Carla, Ana Sirley, Aline Patrícia, Déborah, Renata, Thaís.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: termometria, calorimetria, temperatura media.

CUIDADO COM O GRANIZO

Descrição: Uma família observa a chuva caindo acompanhada de granizo. O filho pergunta a mãe como se formam os granizos. A mãe explica a formação e como a tecnologia está sendo usada para se combater este fenômeno meteorológico. Chega o irmão mais velho e pede ao irmão e a mãe que calculem a quantidade de calor que o granizo tem que absorver para mudar de estado e chegar à temperatura ambiente.

Entidade: E.E. Prof.o Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Fernando, Graziela, Juliana, Luiz, Monique e Rosilene.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: calor, calorimetria, equação de trocas latente.

AJUDE MR. MAGOO A OBSERVAR O MUNDO COM OUTROS OLHOS

Descrição: É comum encontrarmos pessoas com defeitos de visão, principalmente com miopia ou hipermetropia. Muitas delas utilizam lentes corretivas (através de óculos ou lentes de contato) sem saberem como funcionam ou não entendem os dados da receita médica. Este programa tem o intuito de despertar nos alunos a necessidade de adquirir conhecimento destes assuntos envolvendo Óptica Geométrica. Para isso, utilizamos o personagem de histórias em quadrinhos Mr. Magôo com suas dificuldades de visão como pano de fundo.

Entidade: Faculdade de Educação – USP.

Proponentes: Fabio, Margarete Marta e Talita.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: ótica, lentes, miopia, hipermetropia, côncavo, convexo.

A FERROVIA

Descrição: Uma equipe de engenheiros e técnicos discute sobre o espaçamento mínimo necessário entre os trilhos de uma ferrovia em construção para que o projeto seja concluído sem causar prejuízos à população da cidade local.

Entidade: Escola Estadual Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Fernando, Luiz, Monique e Rosilene

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: dilatação térmica linear, trilhos, aquecimento.

A FOTOGRAFIA E A FÍSICA

Descrição: Um homem precisa tirar uma foto. Entra em uma loja e pede ao fotógrafo para tirá-la. O homem quer saber por que é necessária a distância correta da pessoa à máquina fotográfica para que a foto saia perfeita. O usuário deve ajudar o menino a desvendar este mistério.

Entidade: E.E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Carolina, Rafael, Shirley, Ygor e Nathália.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: óptica focal, distância.

A HORA DO BANHO

Descrição: Um casal vai preparar o banho do seu filho e precisa prepará-lo na temperatura correta. O usuário deve ajudá-los na preparação do banho.

Entidade: E. E. Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho.

Proponentes: Bruno, Gustavo, Maurício, Raphael.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: calor, equilíbrio térmico, calor específico, variação temperatura.

A TEMPERATURA PREDILETA DO MEU REFRIGERANTE

Descrição: Ricardo é um atleta que ao sentir sede no seu Cooper, vai à lanchonete e pede um refrigerante que esteja na temperatura adequada. O usuário deve ajudá-lo em quanto gelo se deve colocar no seu refrigerante.

Entidade: EE Salvador Rocco.

Proponentes: Maira, Paula e Juliana.

Publico Alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: trocas de calor, equilíbrio térmico específico, variação temperatura.

A CAFETEIRA

Descrição: Uma família perde a hora, e tem que tomar café bem rápido, pois se ultrapassar o tempo estipulado terão que sair sem tomar café.

Entidade: EE. Prof. Ascendino Reis.

Proponentes: Camila, Carla, Daniele, Jeniffer, Pauliane e Regiane.

Publico alvo: 2ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: café, calor térmico, potencia.