LABVIRT – Mecânica e hidrostática
Abaixo seguem as simulações destinadas ao 1º ano do ensino médio.
Clique nos títulos para baixar as simulações
ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIASDescrição: A simulação mostra uma caminhonete efetuando o resgate de um fotógrafo que distraidamente despencou em um penhasco. Entidade: E E João Dias da Silveira Proponentes: André, Diego, Ítalo, Monique e Pámela Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio. Palavras Chave: força, massa, aceleração |
|
ELETRICIDADE: COMO GERAR?Descrição: Dois engenheiros de uma usina hidrelétrica precisam calcular a vazão de água liberada pelas comportas da barragem para que esta forneça uma potência de 400 MW de energia elétrica para manter uma cidade iluminada. Entidade: E.E.Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho Proponentes: Bianca, Juliana, Larissa, Thaís e Thaís Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: vazão, potência, hidrelétrica, gravidade, eficiência, usina, energia potencial elétrica |
|
EM CASA! QUEM GASTA MAIS?Descrição: Esta simulação mostra em família tentando descobrir que está gastando mais energia elétrica em casa. O usuário deve preencher os valores, e ajudar a família a fazer as contas para descobrir o gasto de energia dos moradores. Entidade: E.E.Profº Ascendino Reis Proponentes: Caio, Camila, Fábio, Fernando e Danielle Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: consumo energia elétrica, potencia, gastos, família |
|
ENERGIA NUCLEARDescrição: Uma aldeia de lavradores localiza-se próxima a uma usina nuclear que a abastece com energia elétrica. Um operador do reator nuclear precisa determinar a massa de urânio no processo de fissão nuclear necessária para produzir a energia elétrica para a aldeia. O usuário deverá ajudar o operador nesta tarefa. Entidade: E. E. PROF. DR. Laerte Ramos de Carvalho Proponentes: Adhíla, Camila, Carolina e Daniele Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: energia nuclear, reator, fissão elétrica |
|
ACIDENTE NO SUBMARINODescrição: Um pequeno submarino de pesquisa sofre um acidente, que provoca um furo no casco. Os dois tripulantes devem sair antes que ele inunde. O usuário deverá calcular o tempo máximo que eles tem para abandonar o submarino. Entidade: E.E. Conselheiro Crispiniano Proponentes: Patrícia, Joyce, Talita Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: Hidrostática, vazão submarino |
|
AS BEXIGASDescrição: Em cima de um prédio existem duas bexigas nas mãos de duas pessoas. Essas pessoas abandonam as duas bexigas simultaneamente e veremos qual cairá em menos tempo, a primeira ou a segunda. A altura inicial é de 100 metros do solo. O usuário poderá escolher o volume de água das bexigas: a primeira de 0 a 100 ml e a segunda de 0 a 70 ml. Entidade: E. E. Prof. Ascendino Reis Proponentes: Bruna e Natali Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: bexigas, queda livre, mruv, Galileu |
|
BUNG JUMPDescrição: Nessa simulação um lutador de sumô e uma criança saltam de bungee jump de um prédio de 125m para demonstrar qual deles começa a esticar a corda primeiro. Entidade: E.E. Prof. Ascendino Reis Proponentes: Alisson, Ana Karla, Claren, Jorge e Mariana Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: bung jump, cinemática, queda |
|
CADÊ O OVO QUE ESTAVA AQUI?Descrição: Do alto de uma árvore, a 5m do solo, cai um ovo. O usuário pode alterar sua massa e verificar a velocidade e o tempo de queda. Entidade: E. E. Prof. Ascendino Reis Proponentes: Daniel, Daniele, João Luiz, Juliana, Monique e Tatiana Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: ovo, queda, movimento, velocidade, tempo |
|
DECOLE DO PORTA AVIÕES.Descrição: A simulação consiste de um avião que encontra-se sobre a pista de decolagem de um porta-aviões após escolher os modelos de avião e do porta-aviões. Após o aluno deverá ser capaz de fazer o avião decolar com sucesso. Entretanto terá que saber de antemão o comprimento da pista, a velocidade mínima para conseguir levantar vôo (listado na tabela). Num segundo momento, após a escolha do modelo de avião, o usuário deverá ser capaz de calcular a aceleração ao final da pista. Entidade: Faculdade de Educação – USP Proponentes: Paulo e Patrícia Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: aviões, porta, velocidade, comprimento, aceleração |
|
JUÍZO FINALDescrição: Um cientista mau pretende destruir o mundo com sua máquina do Juízo Final, porém outro cientista criou sua própria máquina para destruir a do Juízo Final mas ele precisa da energia certa para que ela funcione. Será necessário desviar energia de outros serviços do laboratório, essa é a missão do jogador. Entidade: E. E. Ascendino Reis Proponentes: Bruno, Gustavo, Laury, Vinicius, Welington Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: maquina, energia, potencia, juízo final |
|
MOTOCICLISTA MALUCODescrição: Imaginemos um motociclista “maluco” que está num prédio muito alto e quer, com sua moto, alcançar um outro prédio ao lado deste. O prédio em que nosso motociclista está é bem largo e há na extremidade desse prédio, uma rampa com uma inclinação conhecida. O problema é que o nosso motociclista (que não gosta de Física!), não sabe qual deve ser a velocidade mínima de sua motocicleta, para atingir o prédio ao lado e supondo que consiga atingir o outro prédio, a moto deve parar para não cair do outro lado. Entidade: Faculdade de Educação – USP Proponentes: Andrson, Derek, Leandro, Marcus Vinícius, Maurício Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: cinemática, movimento, lançamento oblíquo, velocidade |
|
O ACIDENTEDescrição: Dois trens estão em movimento na mesma via férrea indo de encontro, evite o acidente. Entidade: E.E. Vera Lúcia T. R. Affonso Proponentes: Amanda, Andréia, Elizabete e Luciana Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: colisão, choque, cinemática, encontro velocidade |
|
O DESAFIO DO LOOPINGDescrição: uma esfera animada para ingressar na universidade deverá concluir a trajetória de um looping, formando um ciclo de ida e volta. O usuário por sua vez irá determinar a altura do lançamento através de uma equação oculta em forma de ajuda, onde o raio é variado pelo simulador de acordo com as tentativas. Entidade: EE V. M. A. Braz, EE Jd. Itaquá, EE Jd Carolina Proponentes: Dartagnan, José Eusébio, Marcos Antônio e Rui Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: esferas, looping, energia, conservação movimento |
|
O DESASTREDescrição: Um helicóptero, transportando uma mala de documentos secretos, atravessa uma turbulência e tem sua porta aberta. Ao tentar segurar a mala o co-piloto se desequilibra e cai de uma altura de 300 metros. Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis Proponentes: Aline, Bruna, Carol, Renata e Wanessa Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: helicóptero, cinemática, queda livre, Movimento Uniformemente Variado |
|
O PARAQUEDISTADescrição: Um paraquedista salta de um helicóptero parado no ar a uma certa altura, porém seu paraquedas não abre e ele cai em queda livre. Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis Proponentes: Adilson, Denis, Leandro, Umberto, Caio e Igor Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: paraquedista, movimento uniformemente variado, queda livre |
|
O PRIMEIRO AMOR DE MELDescrição: Quem nunca amou à primeira vista? Nesta simulação o usuário, poderá, através de uma forma divertida e intrigante, desenvolver conceitos físicos encontrados, muitas vezes, num simples passeio. Entidade: E.E. Margarida de Camillis Proponentes: Evelin Sampaio, Priscila Araújo, Wanilly Karen e Tatiane Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio Palavras Chave: cinemática, passeio, bicicleta, cachorro |
|
QUEDA DESESPERADORADescrição: Um homem gordo e um homem magro pulam ao mesmo tempo de um helicóptero a 800m de altura. Qual dos dois chegará primeiro ao chão? Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis Proponentes: Alice, Denise, Diego, Rafael e Tainá Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: queda livre, mruv, Galileu, movimento
|
|
QUEDA NATURALDescrição: Nessa simulação Newton está debaixo de uma macieira como espectador e o usuário pode escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos para analisar o tempo e a velocidade de queda. Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis Proponentes: Aline, Fernanda, Grazielle e Renata Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: cinemática, queda livre, maçã |
|
ROUBANDO VIDASDescrição: A simulação mostra um diálogo entre dois médicos, que falam sobre o tabagismo e uma pesquisa feita por um deles. Essa pesquisa consiste em um estudo do desempenho de várias pessoas, fumantes e não fumantes, numa corrida de 12 minutos. Sendo que para esse estudo foram selecionados jovens de dezenove anos. A partir daí o usuário é convidado, pelos dois médicos, á calcular a velocidade atingida pelos corredores. Entidade: E.E. Prof. Laerte Ramos de Carvalho Proponentes: Adriano, Carolina, Caroline, Jefferson, João Pedro e Thiago Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: velocidade, fluxo sangüíneo, potência Cardíaca |
|
SALTADORES MALUCOSDescrição: Três atletas, da modalidade, saltos ornamentais, estão disputando o primeiro lugar no pódio, só que há um problema: os juizes não conseguiram marcar todas as informações do pulo de cada um na piscina. O usuário deve ajudar os juízes a calcular algumas grandezas físicas envolvidas no salto ornamental e verificar quem subiu ao pódio. Entidade: E.E.Profº Laerte Ramos de Carvalho Proponentes: Débora, Everto, Jorge, José e Kelly Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: salto, cinematica |
|
SALTO DOS RECORDESDescrição: Um motoqueiro quer bater o recorde mundial com um salto de 100 metros de distância! Aprenda sobre esse movimento determinando as variáveis envolvidas. Entidade: Escola Estadual Edna Álvares Barbosa Proponentes: Cleiton Aleixo, Everton Rodrigo, Vanderley Rafael Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: movimento retilíneo uniforme, uniformemente variado, ângulo velocidade inicial, gravidade, aceleração |
|
TORTA NA CARADescrição: A presente simulação pretende mostrar aos alunos as relações existentes em um movimento oblíquo de maneira agradável e lúdica, com o objetivo de estimular o interesse e facilitar a compreensão dos conceitos físicos relacionados a esse tema. A utilização de recursos multimídia facilita a visualização e compreensão dos fenômenos, além agilizar a efetuação de eventuais cálculos envolvidos no processo. O fato da animação ter sido desenvolvida de maneira lúdica e, de certa forma cômica, já que o bobo da corte e os plebeus têm a oportunidade de se “vingar” do rei, dando-lhe “tortadas na cara”, desperta o interesse dos alunos, que para atingir esse objetivo deverá estudar de maneira mais natural os conceitos físicos que deverão ser utilizados na simulação. Entidade: EE Irmã Iria Kunz – DE Taboão da Serra Proponentes: José Carlos, Luiz Aurindo e Rosimeire Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: Lançamento oblíquo, tortada, idade média |
|
UM DESCUIDO FATALDescrição: Dois alpinistas escalam uma montanha, ao chegar ao topo se deparam com um lindo cenário da natureza, onde, encantados não perceberam os passos que davam e surpreendemente tropeçaram e caem a uma grande altura! Entidade: E.E. Margarida de Camillis Proponentes: César de Paula e Grasielle da Silva Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: alpinistas, escalar, ecologia, ecoturismo, queda, resistência |
|
VELOCIDADE DA LUZDescrição: Uma simulação que descreve a experiência imaginada por Galileu para medir a velocidade da luz. Entidade: Lapef, Nupic Proponentes: Mauricio Pietrocola, Djana Contier e Rodrigo Degani Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio Palavras Chave: velocidade da luz, Galileu, medida |