1º ano do Ensino Médio: Mecânica e Hidrostática

LABVIRT – Mecânica e hidrostática

Coletânea de simulações para baixar destinadas ao 1º ano do Ensino Médio

 

Abaixo seguem as simulações destinadas ao 1º ano do ensino médio.

Clique nos títulos para baixar as simulações

ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS

Descrição: A simulação mostra uma caminhonete efetuando o resgate de um fotógrafo que distraidamente despencou em um penhasco.

Entidade: E E João Dias da Silveira

Proponentes: André, Diego, Ítalo, Monique e Pámela

Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio.

Palavras Chave: força, massa, aceleração

ELETRICIDADE: COMO GERAR?

Descrição: Dois engenheiros de uma usina hidrelétrica precisam calcular a vazão de água liberada pelas comportas da barragem para que esta forneça uma potência de 400 MW de energia elétrica para manter uma cidade iluminada.

Entidade: E.E.Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Bianca, Juliana, Larissa, Thaís e Thaís

Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: vazão, potência, hidrelétrica, gravidade, eficiência, usina, energia potencial elétrica

EM CASA! QUEM GASTA MAIS?

Descrição: Esta simulação mostra em família tentando descobrir que está gastando mais energia elétrica em casa. O usuário deve preencher os valores, e ajudar a família a fazer as contas para descobrir o gasto de energia dos moradores.

Entidade: E.E.Profº Ascendino Reis

Proponentes: Caio, Camila, Fábio, Fernando e Danielle

Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: consumo energia elétrica, potencia, gastos, família

ENERGIA NUCLEAR

Descrição: Uma aldeia de lavradores localiza-se próxima a uma usina nuclear que a abastece com energia elétrica. Um operador do reator nuclear precisa determinar a massa de urânio no processo de fissão nuclear necessária para produzir a energia elétrica para a aldeia. O usuário deverá ajudar o operador nesta tarefa.

Entidade: E. E. PROF. DR. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Adhíla, Camila, Carolina e Daniele

Publico alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: energia nuclear, reator, fissão elétrica

ACIDENTE NO SUBMARINO

Descrição: Um pequeno submarino de pesquisa sofre um acidente, que provoca um furo no casco. Os dois tripulantes devem sair antes que ele inunde. O usuário deverá calcular o tempo máximo que eles tem para abandonar o submarino.

Entidade: E.E. Conselheiro Crispiniano

Proponentes: Patrícia, Joyce, Talita

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: Hidrostática, vazão submarino

AS BEXIGAS

Descrição: Em cima de um prédio existem duas bexigas nas mãos de duas pessoas. Essas pessoas abandonam as duas bexigas simultaneamente e veremos qual cairá em menos tempo, a primeira ou a segunda. A altura inicial é de 100 metros do solo. O usuário poderá escolher o volume de água das bexigas: a primeira de 0 a 100 ml e a segunda de 0 a 70 ml.

Entidade: E. E. Prof. Ascendino Reis

Proponentes: Bruna e Natali

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: bexigas, queda livre, mruv, Galileu

BUNG JUMP

Descrição: Nessa simulação um lutador de sumô e uma criança saltam de bungee jump de um prédio de 125m para demonstrar qual deles começa a esticar a corda primeiro.

Entidade: E.E. Prof. Ascendino Reis

Proponentes: Alisson, Ana Karla, Claren, Jorge e Mariana

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: bung jump, cinemática, queda

CADÊ O OVO QUE ESTAVA AQUI?

Descrição: Do alto de uma árvore, a 5m do solo, cai um ovo. O usuário pode alterar sua massa e verificar a velocidade e o tempo de queda.

Entidade: E. E. Prof. Ascendino Reis

Proponentes: Daniel, Daniele, João Luiz, Juliana, Monique e Tatiana

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: ovo, queda, movimento, velocidade, tempo

DECOLE DO PORTA AVIÕES.

Descrição: A simulação consiste de um avião que encontra-se sobre a pista de decolagem de um porta-aviões após escolher os modelos de avião e do porta-aviões. Após o aluno deverá ser capaz de fazer o avião decolar com sucesso. Entretanto terá que saber de antemão o comprimento da pista, a velocidade mínima para conseguir levantar vôo (listado na tabela). Num segundo momento, após a escolha do modelo de avião, o usuário deverá ser capaz de calcular a aceleração ao final da pista.

Entidade: Faculdade de Educação – USP

Proponentes: Paulo e Patrícia

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: aviões, porta, velocidade, comprimento, aceleração

JUÍZO FINAL

Descrição: Um cientista mau pretende destruir o mundo com sua máquina do Juízo Final, porém outro cientista criou sua própria máquina para destruir a do Juízo Final mas ele precisa da energia certa para que ela funcione. Será necessário desviar energia de outros serviços do laboratório, essa é a missão do jogador.

Entidade: E. E. Ascendino Reis

Proponentes: Bruno, Gustavo, Laury, Vinicius, Welington

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: maquina, energia, potencia, juízo final

MOTOCICLISTA MALUCO

Descrição: Imaginemos um motociclista “maluco” que está num prédio muito alto e quer, com sua moto, alcançar um outro prédio ao lado deste. O prédio em que nosso motociclista está é bem largo e há na extremidade desse prédio, uma rampa com uma inclinação conhecida. O problema é que o nosso motociclista (que não gosta de Física!), não sabe qual deve ser a velocidade mínima de sua motocicleta, para atingir o prédio ao lado e supondo que consiga atingir o outro prédio, a moto deve parar para não cair do outro lado.

Entidade: Faculdade de Educação – USP

Proponentes: Andrson, Derek, Leandro, Marcus Vinícius, Maurício

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: cinemática, movimento, lançamento oblíquo, velocidade

O ACIDENTE

Descrição: Dois trens estão em movimento na mesma via férrea indo de encontro, evite o acidente.

Entidade: E.E. Vera Lúcia T. R. Affonso

Proponentes: Amanda, Andréia, Elizabete e Luciana

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: colisão, choque, cinemática, encontro velocidade

O DESAFIO DO LOOPING

Descrição: uma esfera animada para ingressar na universidade deverá concluir a trajetória de um looping, formando um ciclo de ida e volta. O usuário por sua vez irá determinar a altura do lançamento através de uma equação oculta em forma de ajuda, onde o raio é variado pelo simulador de acordo com as tentativas.

Entidade: EE V. M. A. Braz, EE Jd. Itaquá, EE Jd Carolina

Proponentes: Dartagnan, José Eusébio, Marcos Antônio e Rui

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: esferas, looping, energia, conservação movimento

O DESASTRE

Descrição: Um helicóptero, transportando uma mala de documentos secretos, atravessa uma turbulência e tem sua porta aberta. Ao tentar segurar a mala o co-piloto se desequilibra e cai de uma altura de 300 metros.

Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis

Proponentes: Aline, Bruna, Carol, Renata e Wanessa

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: helicóptero, cinemática, queda livre, Movimento Uniformemente Variado

O PARAQUEDISTA

Descrição: Um paraquedista salta de um helicóptero parado no ar a uma certa altura, porém seu paraquedas não abre e ele cai em queda livre.

Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis

Proponentes: Adilson, Denis, Leandro, Umberto, Caio e Igor

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: paraquedista, movimento uniformemente variado, queda livre

O PRIMEIRO AMOR DE MEL

Descrição: Quem nunca amou à primeira vista? Nesta simulação o usuário, poderá, através de uma forma divertida e intrigante, desenvolver conceitos físicos encontrados, muitas vezes, num simples passeio.

Entidade: E.E. Margarida de Camillis

Proponentes: Evelin Sampaio, Priscila Araújo, Wanilly Karen e Tatiane

Publico Alvo: 1ª ano do Ensino Médio

Palavras Chave: cinemática, passeio, bicicleta, cachorro

QUEDA DESESPERADORA

Descrição: Um homem gordo e um homem magro pulam ao mesmo tempo de um helicóptero a 800m de altura. Qual dos dois chegará primeiro ao chão?

Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis

Proponentes: Alice, Denise, Diego, Rafael e Tainá

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: queda livre, mruv, Galileu, movimento

 

QUEDA NATURAL

Descrição: Nessa simulação Newton está debaixo de uma macieira como espectador e o usuário pode escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos para analisar o tempo e a velocidade de queda.

Entidade: E.E. Professor Ascendino Reis

Proponentes: Aline, Fernanda, Grazielle e Renata

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: cinemática, queda livre, maçã

ROUBANDO VIDAS

Descrição: A simulação mostra um diálogo entre dois médicos, que falam sobre o tabagismo e uma pesquisa feita por um deles. Essa pesquisa consiste em um estudo do desempenho de várias pessoas, fumantes e não fumantes, numa corrida de 12 minutos. Sendo que para esse estudo foram selecionados jovens de dezenove anos. A partir daí o usuário é convidado, pelos dois médicos, á calcular a velocidade atingida pelos corredores.

Entidade: E.E. Prof. Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Adriano, Carolina, Caroline, Jefferson, João Pedro e Thiago

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: velocidade, fluxo sangüíneo, potência Cardíaca

SALTADORES MALUCOS

Descrição: Três atletas, da modalidade, saltos ornamentais, estão disputando o primeiro lugar no pódio, só que há um problema: os juizes não conseguiram marcar todas as informações do pulo de cada um na piscina. O usuário deve ajudar os juízes a calcular algumas grandezas físicas envolvidas no salto ornamental e verificar quem subiu ao pódio.

Entidade: E.E.Profº Laerte Ramos de Carvalho

Proponentes: Débora, Everto, Jorge, José e Kelly

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: salto, cinematica

SALTO DOS RECORDES

Descrição: Um motoqueiro quer bater o recorde mundial com um salto de 100 metros de distância! Aprenda sobre esse movimento determinando as variáveis envolvidas.

Entidade: Escola Estadual Edna Álvares Barbosa

Proponentes: Cleiton Aleixo, Everton Rodrigo, Vanderley Rafael

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: movimento retilíneo uniforme, uniformemente variado, ângulo velocidade inicial, gravidade, aceleração

TORTA NA CARA

Descrição: A presente simulação pretende mostrar aos alunos as relações existentes em um movimento oblíquo de maneira agradável e lúdica, com o objetivo de estimular o interesse e facilitar a compreensão dos conceitos físicos relacionados a esse tema. A utilização de recursos multimídia facilita a visualização e compreensão dos fenômenos, além agilizar a efetuação de eventuais cálculos envolvidos no processo. O fato da animação ter sido desenvolvida de maneira lúdica e, de certa forma cômica, já que o bobo da corte e os plebeus têm a oportunidade de se “vingar” do rei, dando-lhe “tortadas na cara”, desperta o interesse dos alunos, que para atingir esse objetivo deverá estudar de maneira mais natural os conceitos físicos que deverão ser utilizados na simulação.

Entidade: EE Irmã Iria Kunz – DE Taboão da Serra

Proponentes: José Carlos, Luiz Aurindo e Rosimeire

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: Lançamento oblíquo, tortada, idade média

UM DESCUIDO FATAL

Descrição: Dois alpinistas escalam uma montanha, ao chegar ao topo se deparam com um lindo cenário da natureza, onde, encantados não perceberam os passos que davam e surpreendemente tropeçaram e caem a uma grande altura!

Entidade: E.E. Margarida de Camillis

Proponentes: César de Paula e Grasielle da Silva

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: alpinistas, escalar, ecologia, ecoturismo, queda, resistência

VELOCIDADE DA LUZ

Descrição: Uma simulação que descreve a experiência imaginada por Galileu para medir a velocidade da luz.

Entidade: Lapef, Nupic

Proponentes: Mauricio Pietrocola, Djana Contier e Rodrigo Degani

Publico Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Palavras Chave: velocidade da luz, Galileu, medida