Os sons que nos movem!

Autores: Abner, André, Aureliano. Flávio e Osvaldo
Semestre: 1º Semestre
Palavras-chave: Acústica, Som, Onda.

Apresentação

Este módulo de ensino tem como objetivo principal trabalhar com conceitos relacionados a acústica. A forma de se trabalhar com esse material consiste em aulas expositivas e discussões a respeito do tema, apresentando bastantes curiosidades do dia a dia e experimentos para a demonstração de fenômenos relacionados ao som.

Introdução

As aulas de física atualmente consistem em apenas exposição do conteúdo de forma teórica, em que não existe uma interação com o aluno. Assim, o indivíduo não consegue enxergar uma utilização prática do conceito abordado. O ensino de física, como o das outras áreas do conhecimento, deve se concentrar no aproveitamento de todo o conhecimento prévio que o aluno possui, trazendo aspectos de seu cotidiano e mostrando o sentido do que está sendo estudado. Podemos caracterizar este módulo de ensino como inovador, primeiramente pela escolha do tema, acústica, uma vez que o esse é pouco abordado no ensino médio. A proposta deste módulo é trabalhar com conceitos abrangentes do cotidiano, e explicar certos fenômenos levantando questões outrora não pensadas, como, em um caráter interdisciplinar, buscando relação com a biofísica. Em termos gerais, promoveremos discussões a respeito dos conceitos relacionados ao som. apresentados, mostrando assim uma utilização prática dos conceitos de acústica. A metodologia usada para a utilização desse trabalho possui um diferencial, devido a estrutura ao qual será exporta e, pela forma de conduzir as aulas, dando oportunidades aos alunos de discutir os conceitos apresentados, utilização de experimentos de caráter demonstrativos, investigativos e verificativos.

Objetivo

Através da explicação de alguns conceitos de ondas e suas propriedades (período, frequência, comprimento), procuraremos relacioná-los a música e a outros fenômenos da natureza, no intuito de facilitar o entendimento a o sujeito. Ainda serão abordados questões sobre as qualidades fisiológicas dos sons como altura, timbre, intensidade, a escala de níveis de intensidade sonora (escala decibéis db), assim como a biofísica aplicada a acústica e psicoacústica.

Público-alvo: Ensino Médio em geral
Número de aulas: 6 Aulas

Temática: Ouvimos tantas coisas no dia a dia, músicas, barulhos, ruídos, vozes, entre outros. Porém nunca paramos para pensar que tudo isso pode ser classificado de alguma forma. Descobrir que existem tipos de sons que não são perceptíveis para nós, mas para outros seres são fundamentais para a sobrevivência. Portanto, o intuito desse módulo é trabalhar com conceitos relacionados ao som, propondo aos alunos uma nova concepção de mundo sobre a acústica

Anexos:

Módulo de Ensino – OFICIAL