Autores: André Borges / Antonio Carlos / Eduardo Rodrigues
Semestre: 1º de 2008
Palavras-chave: Medidas Metrologia
Apresentação
Neste módulo, trabalharemos com os alunos os conceitos de medidas em Física, ramo conhecido como Metrologia. Buscaremos pôr em consideração a importância, na transposição das medidas feitas no laboratório didático para a modelagem teórica, dos erros de precisão encontrados nos diversos tipos de instrumentos utilizados. O principal enfoque deste curso, entretanto, será a ênfase na aplicabilidade desses conceitos ao dia-a-dia do aluno.
Introduçao
Com certeza, você professor do ensino médio já deve ter notado que seus alunos têm dificuldade em associar os conceitos físicos com a realidade. Este módulo tem por objetivo fazer com que os alunos tenham interesse em conhecer os equipamentos de medidas, aliando esse conhecimento às situações enfrentadas na vida cotidiana, tais como compra de alimentos, equipamentos eletrônicos, regulamentações ligadas a direito do consumidor etc. Este módulo também o ajudará no sentido de ser introdutório a qualquer iniciativa de uso de laboratório didático, servindo para a ambientação dos alunos ao uso correto e a correta interpretação e registro de medições obtidas por meio de réguas, paquímetros, micrômetros, balanças e termômetros, entre outros instrumentos. Serve tanto para aulas voltadas ao tratamento estatístico de dados em Física, como para seus equivalentes em Química. Serve também para aprofundar conceitos de unidades de medidas no estudo de Matemática. Além disso, esse módulo caracteriza-se por fomentar a inclusão da Física no desenvolvimento de um cidadão consciente das suas prerrogativas como consumidor além de dar base para uma melhor tomada de decisões nesse âmbito.
Objetivo
Ao finalizarem o módulo, os alunos deverão se sentir confortáveis no uso de diversos instrumentos de medições utilizados em laboratório de ciências; deverão também ser capazes de interpretar conceitos simples tais como incerteza de medida, médias e desvio padrão aplicando-os a situações da vida real.
Público-alvo: Alunos de 5º série até o final do Ensino Médio
Número de aulas: 08 aulas
Temática: O módulo vai tratar de um assunto cujo cunho prático é evidente: saber entender o significado das informações obtidas sobre medidas das diversas situações e fontes que se apresentam no dia-a-dia do aluno. Acreditamos que o aluno, não importando sua idade ou grau de escolaridade, sempre se interessará em saber se é melhor comprar algo por peso ou quantidade, ou se o produto que ele está comprando tem a qualidade e quantidade que são anunciadas. Desconfiando dessas informações, ele certamente vai querer saber como proceder para verificá-las e para isso é importante conhecer o que será exposto nesse módulo de ensino.
Anexos:
01 – Por que é importante medir – Informações gerais.pdf 15698 bytes
02 – Por que é importante medir – Atividade 1.pdf 5373 bytes
03 – Por que é importante medir – Atividade 2.pdf 11110 bytes
04 – Por que é importante medir – Atividade 3.pdf 5773 bytes
13 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 8.pdf 3532 bytes
14 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 9.pdf 6601 bytes
05 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 1.pdf 5008 bytes
06 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 2.pdf 14946 bytes
12 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 7.pdf 3456 bytes
11 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 6b.pdf 16817 bytes
10 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 6a.pdf 18394 bytes
07 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 3.pdf 5978 bytes
08 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 4.pdf 4415 bytes
09 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 5.pdf 21059 bytes
15 – Por que é importante medir – Recurso de Ensino 10.pdf 3564 bytes
Recurso de Ensino 1a – Museu de Viana do Castelo – Portugal.3gp 5265709 bytes
Recurso de Ensino 1b – Física – Metrologia – O que é – Antônio Cortazzo.3gp 1527602 bytes
Recurso de Ensino 3a – Funcionamento do Micrômetro.3gp 6015658 bytes
Recurso de Ensino 3b – Paquímetro Metálico.3gp 6664925 bytes
Recurso de Ensino 7 – Aumento do preço do pão de sal.3gp 1850416 bytes
Recurso de Ensino 8 – Preço do quilo do pão Francês deve aumentar.3gp 2445197 bytes
Recurso de Ensino 10 – Fraude em frangos congelados.3gp 2244257 bytes
Recurso de Ensino 4 – Apostila Univ Fed Sergipe.pdf 2664081 bytes
Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!