Uma Viagem no interior de nossos olhos

  • images (4)

Autores: Evandro Furlan Franciscatto, Luiz Antônio Geronazzo, Mário Rodriguez, Gilberto Cavalcante
Semestre: 1º de 2009
Palavras-chave: tridimensionalidade, resolução, cores, persistência

Apresentação


Neste módulo de ensino inovador iremos abordar alguns fenômenos de nossa visão, tais como visão tridimensional, como enxergamos as cores, estimativas de resolução etc. Através de atividades investigativas, exercícios práticos e leitura de textos, iremos tentar discutir com os alunos como tais fenômenos se dão, e posteriormente iremos, para cada caso, dar alguns exemplos que ocorrem em nosso cotidiano.

Introduçao


Nós somos capazes de estimar o quão longe se encontra um objeto de onde nós estamos, ou seja, temos uma noção em profundidade, além disso, somos capazes de distinguir uma infinidade de cores, estas são algumas características de nossa visão. Porém, outras características podem impor barreiras em nosso cotidiano que precisam ser superadas, como a projeção de imagens em uma tela de cinema. Não iremos de imediato apontar tais características de nossa visão e nem seus possíveis problemas e soluções, tais questões serão tratadas no decorrer de nosso módulo de ensino inovador através de atividades investigativas, práticas e leituras.

Objetivo


Temos como objetivo neste módulo de ensino inovador chamar a atenção de nossos alunos para alguns efeitos de nossa visão que em nosso cotidiano muitas vezes nem nos damos conta do motivo no qual ocorrem, por exemplo: visão tridimensional, visão a cores, tempo de persistência da visão e estimativas de resolução da visão. 

Público-alvo: alunos do 3º ano do Ensino Médio
Número de aulas: 10 aulas de 50 minutos

Temática: Devemos aqui conscientizar o aluno de que alguns fenômenos de nossa visão podem ser explicados de maneira convincente através de experimentos e reflexões no qual pretendemos fazer.

Anexos: