Também tem cultura nos aceleradores de partículas!

• download (14)

Autores: Alda Salles, Graciela Watanabe, Paulo Souza
Semestre: 01/2008
Palavras-chave: Aceleradores de Partículas

Apresentação

Este módulo de ensino se divide em 7 aulas onde o aluno irá aprender mais sobre a física nuclear e o funcionamento de um acelerador de partículas. Nessas aulas serão abordadas as contribuições que os estudos no campo da física nuclear têm proporcionado para o avanço tecnológico em diversas áreas da sociedade. 1º História do átomo: nesta atividade os alunos irão aprender um pouco sobre a história da concepção atômica da matéria. Pretende-se ao fim da abordagem distribuir aos grupos participantes alguns murais contendo em ordem cronológica fatos importantes sobre o estudo da estrutura da matéria feito ao longo dos séculos. Os alunos receberão também fotos dos grandes filósofos e cientistas envolvidos em tais eventos e fará a associação no mural do personagem com cada evento característico de sua pesquisa. 2º Aceleradores: os alunos irão conhecer o acelerador Pelletron da USP (por material didático preparado e/ou visita ao laboratório conforme disponibilidade) e o LHC do Cern (através de material didático e explanação em sala de aula pelo Professor). Ao fim propomos aos alunos discutirem o funcionamento dos aceleradores de partículas e traremos a revista Veja que aborda uma série de matérias sobre o assunto. Cada grupo ficará responsável por discutir um tema abordado pela revista e ao fim farão uma apresentação do tema sendo aberto aos demais alunos discutirem tendo em vista o que foi aprendido em sala de aula sobre os aceleradores. 3º Aspectos físicos: será abordado os tipos de pesquisas relacionadas com física nuclear e suas aplicações. 4º e 5º Física de partículas: os alunos irão conhecer as partículas elementares. 6º Colisões nos aceleradores: nesta atividade os alunos irão descobrir como acelerar partículas e como são retirados os dados das colisões. 7º Finalizando: discussão sobre a importância das pesquisas em física nuclear.

Introduçao

Os aceleradores de partículas são máquinas gigantescas que servem como aparato para o desenvolvimento da física nuclear. Neste módulo, pretendemos desmistificar a ciência nuclear como uma invenção associada à bombas de destruição e radiação maléfica ao homem. Buscamos assim interar o aluno sobre o ínicio do funcionamento do acelerador LHC na fronteira da Suíça com a França, um projeto de engenharia de proporções gigantescas, onde há um investimento financeiro sobremodo elevado. Procuraremos demonstrar mais especificamente o papel social atrelado à física usando como objeto de estudo os aceleradores Pelletron da Usp e o LHC do Cern.

Objetivo

Duas questões permeiam este módulo inovador: 1º questão: Como se faz pesquisas para responder questões como: Como surgiu o Universo? 2º questão: Por quê se investir milhões em máquinas de acelerar partículas? Buscando elementos históricos e físicos baseados nas pesquisas em física nuclear, este módulo tenta descaracterizar o ciência física como provedora do conhecimento específico mas também como uma parte característica da aprendizado cultural do indivíduo.

Público-alvo: Ensino médio
Número de aulas: 7

Temática: Este módulo inovador se sustenta em duas frentes do conhecimento intelectual do aluno. O primeiro é o conhecimento científico, onde buscamos inserir novos tópicos da física moderna para o entedimento do mundo que o cerca. O segundo é o que denominamos de conhecimento de extensão cultural, onde procuramos encaminhar novas questões ainda não pensadas por estes alunos, possiblitando a reflexão sobre os temas abordados. Este último ponto abordado torna-se muito importante pois os cientistas devem saber justificar à sociedade a importância de suas pesquisas e tornar claro que o dinheiro gasto em tais atividades é um investimento que a humanidade proporciona a si mesma, às vezes a longo prazo. Sobretudo abordando uma megaconstrução como o LHC deve-se deixar claro o quão importantes são tais pesquisas de forma a justificar tamanho gasto financeiro por parte dos países e instituições colaboradores do projeto.

Anexos:
Texto sobre os aceleradores.pdf 360255 bytes
Textoapoioaoprofessor-Aula1,2,3,4e5.pdf 2864281 bytes
RUTHERFORD_experimento~1.EXE 324096 bytes
Historiadaciencia.pdf 2050827 bytes
particulaselementares.pdf 1233307 bytes
ModuloInovador.pdf 2256917 bytes

Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!