Teses de doutorado

2016

Fabio Marinelle. A REALIDADE DAS ENTIDADES CIENTÍFICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOCIOCULTURAL. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2014

Milton Thiago Schivani Alves. Contextualização no Ensino de Física à luz da Teoria Antropológica do Didático: o caso da robótica educacional. 2014. Tese (Doutorado em Inter-unidades em Ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2012

MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA. Obstáculos e Saberes DE professores de física no contexto de inovação com a Física Moderna e Contemporânea: Um Estudo de Caso. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

 

Ricardo Avelar Karan. A matematização e estruturação do pensamento em Física: implicações para os processos de ensino e aprendizagem. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

 

Fabiana Botelho Kneubil. O PERCURSO EPISTEMOLÓGICO DE UM SABER DE REFERÊNCIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA NOÇÃO DE ENERGIA RELATIVÍSTICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES DE FÍSICA. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2011

JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON. Neurociência  e  Educação:  investigando  o  papel  da  emoção  na aquisição e uso do conhecimento científico. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo.  Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2010

IVÃ GURGEL. Elementos de uma Poética da Ciência: Fundamentos Teóricos e Implicações para o Ensino de Ciências. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

2009

THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. – Vol. 01

 

 

THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. – Vol. 02

2007

JOSÉ FRANCISCO CUSTÓDIO FILHO. Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

LUIZ PAULO PIASSI. Contatos: A ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. 2007. 453p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

2003

TEREZINHA DE FÁTIMA PINHEIRO. Sentimento de realidade,e afetividade cognição no ensino de ciências. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

MARIA LÚCIA VINHA. Criatividade em ação: roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em Física. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2002

ADRIANA MOHR. A natureza da educação e saúdeno Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2000

JOSÉ DE PINHO ALVES FILHO. Atividade experimental: do método à prática construtivista. 2000. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

1992

MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA. Mascart et L’optique de corps en mouvement. 1992. Doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences. Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França. OrientadorMICHEL PATY .