Material didático para ensino de dualidade

Este material didático é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo e professores da Rede Pública de Ensino do Estado.

As atividades propostas foram desenvolvidas usando uma metodologia de trabalho que une conhecimento acadêmico, saberes docentes e aplicações em situações reais de sala de aula.

A principal finalidade foi desenvolver sequências didáticas que promovam o estudo da física que envolve o  tema dualidade onda – partícula em cursos de Ensino Médio. Este trabalho é parte integrante da dissertação de mestrado de Guilherme Brockington. Todas as atividades foram construídas e testadas (2005 –  2012) por professores da Rede Pública de Ensino, o que aumenta a possibilidade de sua reprodução em condições reais de sala de aula.

Confira abaixo o material disponibilizado

A Transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a Sala de Aula: Dualidade Onda-Partícula

Veja abaixo os assuntos abordados nessa sequência didática e baixe os arquivos correspondentes.

Bloco 1 – Modelos

Professor Aluno

Bloco 2 – Onda e Partícula

Professor Aluno

Bloco 3 – Eletricidade e Eletromagnetismo

Professor Aluno

Bloco 4 – Campos

Professor Aluno

Bloco 5 – Eletromagnetismo

Professor Aluno

Bloco 6 – Ondas e Luz

Professor Aluno

Bloco 7 – Luz, Cor e Visão

Professor Aluno

Bloco 8 – Espectroscopia

Professor Aluno

Bloco 9 – Modelo de Bohr

Professor Aluno

Bloco 10 – Efeito Fotoelétrico

Professor Aluno

Bloco 11 – Dualidade Onda-Partícula

Professor Aluno

Material complementar

Texto 1 – Interação entre Eletricidade e Magnetismo

Texto 2 – Indução Eletromagnética

Texto 3 – Introdução ao estudo das ondas