Conservação de Energia em Tempos de Crise

Semestre: 1/2010
Palavras-chave: Energia, Transformação e Conservação

Apresentação

Neste módulo, trabalharemos com os alunos as diversas fontes de energia, tanto as renováveis com as não-renováveis, mas com o foco nas renováveis. Buscaremos a reflexão de qual o custo das diversas fontes apresentadas, tanto em valor monetário quanto no custo social e ecológico, através de cálculos de gasto de energia, pesquisa e debate das necessidades da população e do impacto no meio ambiente.

Introduçao

Frequentemente ocorre, pelo aluno, a vinculação exclusiva da ideia de energia com combustíveis ou com a \”conta de energia elétrica\” que chega em sua casa todos os meses. Isso sem falar nos usos do cotidiano de que essa palavra é refém e, quase sempre, envolvida em uma \”aura mística\”. A questão energética, saindo do contexto exclusivo das aulas padrão de Física, toma em nossa sociedade dimensões de um dos grandes temas contemporâneos que nos envolvem a todos. Nossa sociedade, exageradamente consumista, faz uso em proporções alarmantes dos recursos naturais do planeta, com o propósito de obtenção de energia para alimentar o ciclo cada vez mais veloz de geração e transferência de capital. Este dimensionamento do problema precisa ser abordado criticamente no sentido mesmo da formação de um aluno consciente, em uma proposta de ensino que busque a formação de cidadãos. Neste contexto, cabe pensar uma nova referência de qualidade da vida do nosso planeta, verificando que algumas das diversas fontes de energias que utilizamos são não-renováveis, isto é, não é possível repor o que gastamos. Teremos, então, o seu esgotamento. As principais são a energia da fissão nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão). Entretanto, temos fontes de energia que são renováveis, como: o sol (energia solar), o vento (energia eólica), os rios e correntes de água doce (energia hidráulica), os mares e oceanos (energia maremotriz), as ondas (energia das ondas), matéria orgânica (biomassa, biocombustível), o calor da Terra (energia geotérmica), água salobra (energia azul). Essas energias são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade garantida como pelo seu menor impacto ambiental. Por isso, esse módulo visa a conscientizar os alunos das diversas fontes alternativas de energia, de como se dá a transformação dessas energias em energia elétrica, o cálculo do custo dessa transformação e o impacto que elas têm no meio ambiente. Propomos, então, partir da ideia central de Transferência de Energia, conceito intrinsecamente ligado à ideia de Conservação de Energia, e chegamos a uma aplicação que tem consequências de grande influência tecnológica: a célula solar. É um percurso muito longo, se fôssemos nos ater a minúcias conceituais da Física e da Química, mas que ao fazermos uso da transposição didática , faremos algumas aproximações, mantendo a coerência do seu corpo conceitual, de forma a atingirmos um objetivo: tornar acessível ao aluno esta ideia (transformação da energia) que parece quase sempre muito abstrata.

Objetivo

O que pretendemos com nosso módulo é conscientizar os alunos da existência dessas diversas fontes alternativas de energia, de como se dá a transformação dessas energias em energia elétrica, o cálculo do custo dessa transformação e o impacto que elas têm no meio ambiente.

Público-alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Número de aulas: 7

Temática: Tratamos sobre as diversas fontes de energia, tema atual e importante para os alunos, já que eles não conseguem nem imaginar o que seria do mundo sem energia elétrica. Colocar essa questão em discussão é importante para conscientizá-los da necessidade de poupar energia e de buscar fontes alternativas que são renováveis.

Anexos:
Sequência Didática.pdf 626962 bytes

Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!