A Água: Poluição e Potabilidade

  • images (2)

Autores: Cecilia Palazetti Carvalho, Lorena Oliveira, Vítor Okumura

Apresentação
O Módulo de Ensino aqui apresentado foi elaborado por educadores em
formação, como trabalho final da Disciplina Metodologia do Ensino de Ciências.
O tema escolhido foi a Água e foram pensados especificamente os subtemas
Poluição e Potabilidade. Buscaram-se atividades em que as ações do professor
são tão presentes quanto as dos alunos. O grupo se empenhou em pensar
uma sequência que amplie a relação entre as crianças pequenas e a ciência,
balanceando teoria, práticas, conversas e atividades lúdicas de forma a
construir um conhecimento para além do senso comum.

.
Introdução
Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de
água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo
atual. Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade – cerca de 1
bilhão de pessoas – não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água
potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar
banho. Em contrapartida, o consumo médio por pessoa em países ricos como
Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do
planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico – desequilíbrio
entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela
contaminação dos recursos o que vem gerando disputas e conflitos.
Neste sentido, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais
para o ensino de ciências no primeiro ciclo, “(…) uma investigação importante
incide sobre os modos de captação de água na região onde a escola se
encontra — se provém de fontes, de poços, de rios ou riachos, de represas,
como são e onde se localizam — e sobre as formas de armazenamento —
caixas d’água ou açudes, que coletam água da chuva” (PCNs, p.67), de modo
que seja possível aos alunos refletirem sobre a ação do homem e a
potabilidade da água que consomem.

.
Objetivo
Construir conhecimentos que permitam destacar a presença da água no
cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à
vida no planeta. Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem
o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele
promovidas pela poluição ocasionada pelas atividades humanas.

Público Alvo
Esta Sequência didática foi elaborada para alunos do 2° ano do Ensino
Fundamental regular.

Número de Aulas
Foram elaboradas 05 atividades, para serem aplicadas ao longo de 08
aulas.

Cecilia Palazetti Carvalho_1928250_assignsubmission_file_Sequência Didática Final