Referencias bibliográficas disponíveis sobre o curso em 30/08/2010
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício The history and nature of science in high school: building parameters to develop the educational knowledge. I Conferência Latino Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group. Mareisas, São Sebastião, Brasil, 2010.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Alguns debates históricos sobre a natureza da luz: discutindo a natureza da ciência no ensino. In: Roberto de Andrade Martins; Lúcia Lewowics; Juliana Hidalgo Ferreira; Cibelle C. SIlva; Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 6º Encontro. 1 ed. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, v. 1, p. 616-626.
FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2009. 2 vols.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Prescrições historiográficas e saberes escolares: alguns desafios e riscos In: Atas do VII ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Florianópolis, 2009.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. A natureza da ciência na escola básica: enfrentando obstáculos na construção de narrativas históricas. In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS BARCELONA, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias en un mundo en transformación. Barcelona: Universidade Abierta de Barcelona, 2009. v. Extra. p. 3241-3245. http://ice.uab.cat/congresos2009/eprints/cd_congres/propostes_htm/propostes/art-3249-3253.pdf