Livros
Aqui você encontra as bibliografias de livros e capítulos editados por integrantes do Nupic.
2017
.
.
.
.
Pietrocola, Maurício. 2013. New Physics Curriculum for Secondary School- The Case of São Paulo’ State In Selected Papers of the World Cnference in Physics Education-2012, edited by Marteen Peters. e ed 1. Vol. 1, 1-4. Istambul: GIREP
.
SIQUEIRA, Maxwell, PIETROCOLA, Maurício. 2012. Como a Física de Partículas Elementares pode contribuir no ensino báscio? In O que são Quarks, Gluons, Higgs, Buracos Negros e outras coisas estranhas?, edited by F. CAruso, V. Oguri, A. Santoro. Vol. 1, 263-284. Sao Paulo: LF Editorial
.
Forato, Thaís Cyrino de Mello, Martins, Roberto De Andrade, Pietrocola, Maurício. 2012. Enfrentando obstáculos na transposição didática da História da Ciência para a sala de aula. In Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino, edited by Luiz Peduzzi; André MArtins; Juliana Hidalgo. e ed 1. Vol. 1, 1-34. Natal: EDUFRN.
.
RICARDO, E., PIETROCOLA, Maurício. 2011. Epistemological Vigilance and textbooks: on the didactic transposition of physics knowledge In Contributions of the Anthropologic Theory of the Didactic, edited by Bosch, M. at all.. e ed 1, 241-254. Barcelona: CRM
.
PIASSI, Luís Paulo, PIETROCOLA, Maurício. 2011. Science Media, and Education: the impact of conflicting relationship in the teaching Knowledge In Contributions of the Anthropologic Theory of the Didactic, edited by Bosch, M. at all.. e ed 1, 225-240. BArcelona: CRM
.
PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. ; FORATO, T. C. M. . History, Didactics and Transformation of Scientific Content: Epistemological Surveillance and commitments established by science education. In: Series Editors: Kenneth Tobin & Wolff-Michael Roth Regional Editors: Charbel Niño El-Hani, Eduardo Fleury Mortimer & Maria Rita Otero. (Org.). Science Education Research in South and Latin America. New York, 2010, v. 1, p. 1-21.
.
.
.
.
FORATO, Thaís C. M.; SILVA, Cibelle C. Apollo 13, do fracasso ao triunfo. In: Betânia G. Figueiredo e Anny Jackeline T. Silveira. (Org.). História da Ciência e Cinema III. Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2010.
.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. Alguns debates históricos sobre a natureza da luz: discutindo a natureza da ciência no ensino. In: Roberto de Andrade Martins; Lúcia Lewowics; Juliana Hidalgo Ferreira; Cibelle C. SIlva; Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 6º Encontro. 1 ed. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010, v. 1, p. 616-626. (lançamento)
.
PIETROCOLA, Maurício . A Matemática como estruturante do pensamento físico. In: Anna MAria Pessoa de Carvalho. (Org.). ENSINO DE FÍSICA. 1 ed. Sao Paulo: Cengage learning, 2010, v. 1, p. 53-68.
.
PIETROCOLA, Maurício . Mathematics Strucutural Language of Physics Thought. In: Matilde Vicentini and Elena Sassi. (Org.). Connecting Research in Physics Education with Teacher Education. 2 ed. New Delhi: Angus & Grapher Publishers, 2010, v. 2, p. 35-48.
.
PIETROCOLA, Maurício. Inovação Curricular e Gerenciamento de Riscos Didático-Pedagógicos: o ensino de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea na escola média. 2010. Texto de Erudição para concurso de professor titular. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
.
.
.
.
2008
PIETROCOLA, Maurício . Mathematics as structural language of physical thought. In: Matilde Vicentini ; Elena Sassi. (Org.). Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2. 1 ed. : ICPE-BOOK, 2008, v. , p. 1-11.
.
PIETROCOLA, Maurício . A TRANSPOSIÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PARA o Ensino Médio: superando obstáculos epistemológicos e didático-pedagógicos. In: Regina Borges. (Org.). Propostas Interativas na Educação Científica e Tecnológica. Porto Alegre: EDUC, 2008, v. , p. 159-180.
.
Bonetti, M ; HOSOUME, Y. ; PIETROCOLA, Maurício . Cadernos de Orientação do professor de Física – 1 ano – caderno 1. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 55 p.
.
Bonetti, M ; HOSOUME, Y. ; PIETROCOLA, Maurício . Cadernos de Orientação do professor de Física – 1 ano – caderno 2. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 52 p.
.
PIASSI, Luís Paulo ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 1 ano – caderno 3. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 45 p.
.
PIASSI, Luís Paulo ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 1 ano – caderno 4. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 44 p.
.
BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 2 ano – caderno 1. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 62 p.
.
BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 2 ano – caderno 2. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 59 p.
.
BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 2 ano – caderno 3. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 48 p.
.
BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 2 ano – caderno 4. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 54 p.
.
SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 3 ano – caderno 1. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 48 p.
.
SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 3 ano – caderno 2. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 55 p.
.
GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 3 ano – caderno 3. , 2008. v. 1. 46 p.
.
GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício ; HOSOUME, Y. . Cadernos de Orientação do professor de Física – 3 ano – caderno 4. Sao Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2008. v. 1. 46 p.
.
FORATO, T. C. M. . Isaac Newton e sua obra publicada sobre as Profecias de Daniel. In: Pablo Lorenzano; Hernán Miguel. (Org.). Filosofía e Historia de la Ciência del Cono Sur.. 1 ed. Buenos Aires: CCC Educando/ AFHIC, 2008, v. II, p. 121-132.
.
.
.
2007
2006
FORATO, T. C. M. Isaac Newton, as profecias bíblicas e a existência de Deus. In: Cibelle Celestino Silva. (Org.). ESTUDOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO. 1a. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, v. Único, p. 191-206
.
2005
PIETROCOLA, Maurício (Org.) ; FREIRE JÚNIOR, Olival (Org.) . Filosofia, Ciência e História:Uma Homenagem aos 40 anos de colaboração de Michel Paty com o Brasil. São Paulo: discurso editorial, 2005. v. 1.
.
2004
2003
PIETROCOLA, Maurício . Curiosidade e Imaginação – os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho. (Org.). Inovação no Ensino de Ciências. São Paulo: Thomsom, 2003, v. , p.
.
2001
PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. ; Creso Franco, A. ; GILBERT, J. . Theory, Model, and Reality :Science and Education. In: BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. (Org.). DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION. 1 ed. Amsterdam: Kluver Academic Publishers, 2001, v. , p. 16-30.
.
PIETROCOLA, Maurício . Construção e Realidade: modelizando o mundo através da Física. In: Pietrocola, M.. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis/Brasília: Editora da UFSC/INEP, 2001, v. 1, p. 04-22.
.
PIETROCOLA, Maurício . MODELIZAÇÃO DE VARIÁVEIS : Uma maneira de caracterizar o papel estruturador da matemática no conhecimento científico . In: Pietrocola, Maurício. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1 ed. Florianópolis/Brasília: Editora da UFSC/INEP, 2001, v. 1, p. 23-45.
.
ALVES FILHO, José de Pinho ; PIETROCOLA, Maurício . A ELETROSTÁTICA COMO EXEMPLO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. In: Pietrocola, M.. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia. Florianópolis: UFSC, 2001, v. , p. -.
.
PIETROCOLA, Maurício (Org.) . Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis/Brasília: Editora da UFSC/INEP, 2001. v. 1. 205 p.
.
PIETROCOLA, Maurício ; ALVES FILHO, José de Pinho . Instrumentação para o ensino de Física -1I. Florianópolis: LED – UFSC, 2001. v. 2. 93 p.
.
PIETROCOLA, Maurício ; ALVES FILHO, José de Pinho . Instrumentação da o Ensino de Física – 2. 1. ed. Florianópolis: LED – UFSC, 2001. v. 2. 103 p.
.
PIETROCOLA, Maurício ; ALVES FILHO, José de Pinho . Seminário e projetos no ensino de Física. florianópolis: LED – UFSC, 2001.
.
2000
PIETROCOLA, Maurício (Org.) ; ABIB, M. L. (Org.) ; BORGES, A. T. (Org.) ; SOUSA, G. G. (Org.) . VII Encontro de pesquisa em ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física – SBF, 2000. v. 1. 1 p.
.
1999
PIETROCOLA, Maurício ; FIGUEIREDO, A. . FACES DA ENERGIA. 1. ed. São paulo: Editora FTD, 1999. v. 1. 64 p.
.
1998
PIETROCOLA, Maurício ; FIGUEIREDO, A. . UM OLHAR PARA OS MOVIMENTOS. São Paulo: FTD, 1998. v. 1. 64 p.
.
1997
PIETROCOLA, Maurício ; FIGUEIREDO, A. . LUZ E CORES. São Paulo: FTD, 1997. v. 1. 64 p.
.
PIETROCOLA, Maurício ; FIGUEIREDO, A. . CALOR E TEMPERATURA. São Paulo: FTD, 1997. v. 1. 64 p.
.