O CASO DA SEMENTE GERMINANTE

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Autores: ADRIANNE MACHADO, ALLYNE PENTEADO, DAYANE POLI, KATIA OYAMA, SUELLEN CHRISTINE SILVA

INTRODUÇÃO
A presente proposta de sequência didática visa explorar o seguinte tema: ” O caso da
semente germinante”. Além de explorar o tema em si, há uma intenção didática que busca
uma resignificação da metodologia de ensino de Ciências, ou seja, a reestruturação das
prioridades do ensino – processo de aprendizagem em detrimento do conteúdo.
Os aspectos lúdicos são considerados na elaboração das atividades, visando facilitar a
vivência da ciência e não somente a aquisição de conteúdo, desmistificando a ideia de que o
aprendizado é difícil e enfadonho.

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APRESENTAÇÃO
De onde vêm as plantas? E o feijão, o alface, o tomate e as frutas que comemos? De
onde vem? Elas estão ao nosso redor e muitas das crianças não sabem sobre sua origem. As
plantas embelezam, enriquecem e sustentam nossos dias. Como retribuí-las por tamanha
participação e cuidado diário? Nada melhor do que aprender como cuidar delas. E porque não
começar descobrindo os processos principais e as condições necessárias para que ela nasça,
cresça e dê frutos? A proposta desta sequência didática é descobrir através da observação e
investigação das plantas, os processos de germinação e crescimento, permitindo que os alunos
entendam as plantas como seres vivos que fazem parte do nosso cotidiano e interajam com o
meio ambiente.
A experiência de plantar sementes é de suma importância, pois a criança terá a
oportunidade de “dar vida” a uma semente (ser em estado de vida latente), podendo
influenciar em sua germinação e crescimento através de suas escolhas, como a de expor a sua
plantação ao sol ou mantê-la na sombra, regar com água ou não, entre outros fatores que
podem contribuir ou comprometer esse processo. Sendo assim, o aluno poderá assumir o
papel de um cientista, fazendo descobertas através de suas observações e investigações.

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JUSTIFICATIVA
O Ensino de Ciências, devidamente enquadrado no Currículo Nacional e nas
Orientações Curriculares do Município de São Paulo, para o primeiro ciclo do Ensino
Fundamental, tem como principal objetivo o desenvolvimento de capacidades investigativas
nos alunos. Os conteúdos pretendem uma primeira aproximação com a noção de ambiente5
como resultado de observações e interações entre seus integrantes, como seres vivos, ar, água,
luz e solo, além da compreensão de que se diferenciam os diversos ambientes.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), voltados as Ciências Naturais,
para estudar a germinação, crescimento e reprodução das plantas, é importante trabalhar com
processos práticos, especificamente, com o cultivo de sementes que apresentam ciclos vitais
curtos, como flores, feijão e hortaliças, para que os alunos possam observar e estudar as
condições em que estes processos acontecem, explorando a influência da luz e do calor, da
água, do ar e do solo.
Ressaltando que os conteúdos para primeiro ciclo devem pautar-se nos seguintes
fatos, conceitos, procedimentos, valores e atitudes:
• comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando
características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes
apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros componentes e fatos que se
apresentam de modo distinto em cada ambiente;
• comparação dos modos com que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo,
realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em
relação às condições do ambiente em que vivem;
• comparação do desenvolvimento e da reprodução de diferentes seres vivos para
compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos;
• formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos
seres vivos;
• busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta,
experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados;
• organização e registro de informações por meio de desenhos, quadros, esquemas,
listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
• interpretação das informações por intermédio do estabelecimento de relações, de
semelhanças e diferenças e de sequencias de fatos;
• utilização das informações obtidas para justificar suas ideias;
• comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões, respeitando
diferentes opiniões. (BRASIL, 1997, p. 50)
A proposição de expectativas de aprendizagem para o ciclo I do Ensino Fundamental
no ensino de Ciências Naturais, segundo as Orientações Curriculares do Município de São
Paulo apresenta, entre seus objetivos gerais, a compreensão da natureza como um todo
dinâmico. Visando estimular os alunos a formular questões, diagnosticar e propor soluções
para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais. Para que, assim, ao final
dos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental sejam capazes de “observar, registrar e
comunicar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença
comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes
diferentes” (2007, Secretaria Municipal de Educação ,p.83) e “Estabelecer relações entre
características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem,
valorizando a diversidade da vida.” (2007, Secretaria Municipal de Educação, p.83).6
As Orientações Curriculares especificam o conteúdo de Ensino de Ciências Naturais,
que faz parte do eixo Natureza e Sociedade, para o Primeiro e Segundo ano do Ensino
Fundamental os seguintes temas:

O eixo Natureza e Sociedade, engloba conhecimentos das disciplinas de Ciências
Naturais, Geografia e História, tendo por objetivo proporcionar aos alunos estudos
interdisciplinares a partir de questões próprias das vivencias humanas e suas interações com a
natureza, fornecendo as crianças condições para indagar, elaborar e compreender a
diversidade cultural e os diferentes elementos do mundo.
Os PCNs abordam, de maneira específica, o ensino do processo de germinação, pondo
em destaque a importância da atividade prática e da observação do processo para que o ensino7
seja efetivo. Da mesma forma, apesar de não especificar o conteúdo, as Orientações
Curriculares para o Município de São Paulo propõe o estudo da natureza como um todo,
explorando suas especificidades e os processos importantes para a manutenção da vida das
plantas, motivando os trabalhos em grupo e a construção coletiva do conhecimento através da
investigação.
O presente módulo propõe, de modo geral, o reconhecimento da vida, permitindo que
os alunos explorem conteúdos científicos como noção de semente: germinação e crescimento,
necessidade de água, luz, ar e solo, além de ajudar na estruturação da noção de tempo,
observando e registrando um fenômeno ao longo dos dias. A sequência didática está
organizada em um formato adequado para professores que pretendem melhorar suas praticas
sobre o ensino de Ciências, desenvolvendo um trabalho de investigação.
As atividades sugeridas neste módulo poderão ser exploradas nos primeiros e segundo
anos do ensino fundamental I, de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares do Município
de São Paulo, nossa proposta é apresentar atividades lúdicas, que a partir da investigação,
permitirá que os alunos construam conhecimentos sobre sementes, germinação e crescimento.

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PÚBLICO ALVO
A presente sequência didática visa o trabalho com crianças entre seis a oito anos de
idade, que sejam alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I em cidades da
zona urbana, pois considera que as mesmas não tenham o contato cotidiano com sementes,
plantas e plantações e, portanto, necessitam de um estudo aprofundado que as façam conhecer
o processo de germinação e crescimento das plantas.

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NÚMERO DE AULAS
O número de aulas estipulado considerou diversas etapas necessárias ao pleno
desenvolvimento da capacidade da criança de construir o conhecimento científico: a
germinação das sementes.
As nove aulas propostas não extinguem a autonomia do professor. Esse, por exemplo,
pode aumentar o tempo necessário para explorar cada atividade de acordo com o ritmo de
seus alunos e necessidades identificadas.

 

Allyne Cristiane Siqueira Penteado_1928245_assignsubmission_file_Sequencia Didática Final