O Brilho vai além

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Autores: José, Marcelo, Marcos, Nelson
Semestre: 1/08
Palavras-chave: Fluerescência, Fosforecência, elétron, orbital eletrônico, núcleo atômico

Apresentação


Desde os primórdios da humanidade os fenômenos luminosos nos encantam de tal forma que hoje em dia, com a tecnologia atual, estamos imersos num mundo de luzes, artificiais e naturais. Dentre essas é comum se imaginar que para algo emitir luz, a temperatura ambiente, ele precisa estar plugado a alguma fonte de energia, porém, como explicar o porquê do brilho da camiseta branca de uma pessoa que dança alucinadamente numa discoteca? Fenômenos como esse podem ser explicados pela física por meio de fluorescência e fosforescência. Desta forma o módulo em questão procura formalizar aos estudantes do ensino médio como ocorrem esses fenômenos, bem como suas aplicações, a fim de que possam, por exemplo, “ver” os elétrons saltitantes tão presentes nas lâmpadas frias.

Introduçao


Num mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente poderíamos dizer que sua compreensão está cada vez mais distante do cidadão comum. O mais incrível de toda essa história é que tudo parece funcionar por pura magia, algo realmente místico. Celulares, televisores, computadores, videogames e toda essa parafernália tecnológica estão mais do que presentes no dia-a-dia das pessoas, mas como elas funcionariam? Um exemplo que pode ilustrar de forma bastante clara o quão longe de observar o mundo de forma racional está o cidadão comum é uma pergunta que os professores costumam ouvir – Mas afinal, para que serve a física? É incrível que alunos continuem fazendo esta pergunta numa área responsável pelo funcionamento de todos os equipamentos presentes no dia-a-dia do aluno. Desta forma considerando que a grande maioria dos estudantes não será cientista é papel da escola proporcionar-lhe a oportunidade de enxergar o 4 mundo de outra forma. Grande parte do papel da educação científica na escola estaria cumprido se um ex-aluno aos seus trinta anos, naqueles dias de contemplação de seu derredor, olhasse para uma lâmpada fria e imaginasse os elétrons decaindo dos níveis energéticos mais altos para os níveis energéticos mais baixos coma conseqüente emissão de um fóton. É com este ponto de vista da escola como responsável pelo desenvolvimento no aluno de uma visão de mundo científica que elaboramos este módulo. Assim escolhemos um tema que versa sobre física moderna, assunto que está sendo introduzido no ensino médio. Ao pensar qual tema abordaríamos percebemos que tínhamos dois caminhos a seguir para tratar a tal Física Moderna. O primeiro caminho seria um tema que não pudesse ser vinculado com nada prático, nada do cotidiano do aluno. Para desenvolver esse tipo de tema são necessárias atividades que se bem elaboradas podem levar o aluno a compreender o tema, porém será difícil tirá-lo do abstrato. O segundo caminho seria escolher um tema com teoria robusta, interessante e que pudesse fazer com que o aluno descobrisse um pouco mais sobre o mundo que lida. Optamos pelo segundo caminho escolhendo o tema Fluorescência e Fosforescência que num brilhante golpe de marketing intitulamos O BRILHO VAI ALÈM.

Objetivo


Pretende-se que ao final desse módulo os alunos compreendam os conceitos e processos envolvidos nos fenômenos de emissão por fluorescência e fosforescências sendo capazes, por exemplo, de explicar nos termos da física moderna, fenômenos como os ponteiros do relógio brilhando no escuro ou a emissão de luz pelas lâmpadas frias.

Público-alvo: Ensino Médio
Número de aulas: 9

Temática: Física moderna, atomo de Bohr, absorsão e emissão eletronicas. Eventos relacionados a fluorescência e Fosforescência.

Anexos:
o_brilho_vai_alem.pdf 591883 bytes
Emissão Hidrogenio.swf 75803 bytes
porque energia.xls 17408 bytes
porque energia exemplo.xls 71168 bytes

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