Autores: Victor Erlacher Dias; Walter Mendes Leopoldo
Semestre: 1SEM/2015
Palavras-chave: Leis de Newton
Apresentação
Introduçao
Observando-se diferentes currículos de Física para o Ensino Médio percebemos que as discussões sobre forças e as três leis de Newton são conteúdos tidos indispensáveis. Devido a problemas de naturezas distintas, chegamos a ver cursos inteiros de Física (nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Médio) resumindo aos estudos da cinemática e mecânica newtoniana. Dentro deste cenário, temos que muitos professores apresentam aos seus alunos simples “transposições linguísticas” dos cálculos desenvolvidos no Ensino Superior, transformando, por exemplo, a Segunda Lei de Newton (F ⃗=(dp ⃗)/dt) em algo F ⃗=ma ⃗. No entanto, quase sempre estes conteúdos são apresentados aos alunos como “algo que caiu do céu” e que sua aplicação dá-se apenas no âmbito de sala de aula e nos exames escolares. Neste módulo de ensino inovador procura-se desenvolver com os alunos do ensino médio regular cada uma das Leis de Newton de forma dialógica, visando-se abordá-la por meio de problematizações geradas a partir de momentos de contextualização do módulo de cinemática e de experimentos chave separados por nós. Sendo assim, ao finalizar este módulo, pretendemos que o discente seja capaz compreender as diferentes concepções de força pertencentes ao senso comum, percebendo que por vezes esta concepção prévia está bastante relacionada a concepções já superadas por demais pensadores, bem como possa perceber que as leis newtonianas descrevem e preveem padrões de movimentos e explicações para eles se darem. Para este módulo, prevemos um total de nove aulas com cerca de quarenta minutos cada. Estas aulas estarão divididas em quatro atividades, que serão: Atividade 1: O que gera os movimentos? – Esta atividade tem como objetivo discutir as forças e como representar a sua ação em diferentes corpos; Atividade 2: Opa! Sir Newton e sua Primeira Lei – Nesta atividade objetivamos construir a noção de que para modificar o movimento uniforme de um corpo é necessário aplicarmos sobre ele uma força; Atividade 3: Mais uma senhor Newton? A Terceira Lei de Newton – Para esta atividade, almejamos discutir a Terceira Lei de Newton; Atividade 4: Ops, não aconteceu algo errado? Primeira e Terceira? Mas, e a Segunda Lei de Newton? – Nesta atividade pretendemos que o aluno consiga perceber a proporcionalidade entre a força aplica e a aceleração do corpo. De modo geral, todos os materiais utilizados nas atividades de Mão na Massa contam com materiais simples e fácil acesso. A única atividade que foge a essa regra é a Atividade 4; nela pressupomos a possiblidade de utilização do laboratório de informática para o uso de uma simulação computacional.
Objetivo
Desenvolver o conceito de força mecânica; Compreensão das Leis de Newton.
Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
Número de aulas: 9
Temática:
Anexos:
OBSERVANDO AS GERADORAS DE MOVIMENTO.docx 582720 bytes
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