JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON. Neurociência e Educação: investigando o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
IVÃ GURGEL. Elementos de uma Poética da Ciência: Fundamentos Teóricos e Implicações para o Ensino de Ciências. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. – Vol. 01
THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. – Vol. 02
JOSÉ FRANCISCO CUSTÓDIO FILHO. Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
LUIZ PAULO PIASSI. Contatos: A ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. 2007. 453p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
TEREZINHA DE FÁTIMA PINHEIRO. Sentimento de realidade,e afetividade cognição no ensino de ciências. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
MARIA LÚCIA VINHA. Criatividade em ação: roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em Física. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
ADRIANA MOHR. A natureza da educação e saúdeno Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
JOSÉ DE PINHO ALVES FILHO. Atividade experimental: do método à prática construtivista. 2000. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA. Mascart et L’optique de corps en mouvement. 1992. Doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences. Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França. Orientador: MICHEL PATY .