Artigos Publicados
2017
KNEUBIL, F. ; PIETROCOLA, Maurício . A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: VISÃO GERAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 01-16, 2017.
.
VAZ, D. ; PIETROCOLA, Maurício ; ALMEIDA, D. M. ; PRADO, C. ; PINA-OLIVEIRA, A. A. ; FERNANDES3, M. F. P. . A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos. Revista de Graduação USP, v. 2, p. 119-127, 2017.
.
SCARPA, D. L. ; SASSERON, L. H. ; SILVA, M. B. E. . O ensino por investigação e a argumentação em aulas de ciências naturais. Revista Tópicos Educacionais, v. 23, p. 7-27, 2017.
.
2016
PESSANHA, M. ; PIETROCOLA, Maurício . O Ensino de Estrutura da Matéria e Aceleradores de Partículas: uma pesquisa baseada em design. Revista Brasileira de Educaçao em Ciências, v. 16, p. 361-388, 2016.
.
SABINO, Aline ; PIETROCOLA, Maurício . Saberes Docentes Desenvolvidos por Professores do Ensino Médio: um Estudo de Caso com a Inserção da Física Moderna. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 200, 2016.
.
SASSERON, L. H.; DUSCHL, R. A. . Ensino de ciências e as Práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 52-67, 2016.
.
TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; BROCKINGTON, GUILHERME . The use of smartphones to teach kinematics: an inexpensive activity. Physics Education (Bristol. Print), v. 51, p. 063008, 2016.
.
MESQUITA, L. ; BROCKINGTON, G. . Reflexões acerca da Divulgação Científica. Reflexões acerca da Divulgação Científica. SIMESP, v. 2, p. 1, 2016.
.
BAUMER, A. L. ; FACHINI, C. M. ; Pereira, K. ; LAWALL, I. T. ; CLEMENT, Luiz . A EPISTEMOLOGIA DE LAUDAN APLICADA ÀS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Caderno de Física da UEFS, v. 14, p. 1603.1-1603.7, 2016.
Azevedo, G. L ; Calegari, M. H. ; Pereira, K. ;
LAWALL, I. T. ;
CLEMENT, Luiz . Karl Popper e o Problema da Demarcação.. Caderno de Física da UEFS, v. 14, p. 1602.1-1602.5, 2016.
.
Watanabe, Graciella ; WATANABE, Giselle ; COSTA, LUCIO ; GREGORES, Eduardo ; Gurgel, Ivã ; MERCADANTE, PEDRO ; MUNHOZ, MARCELO GAMEIRO . O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. 3401-1-3401-12, 2016.
.
Watanabe, Graciella ;
Gurgel, Ivã . As Marcas Sociais Deixadas Pelas Escolas em Nossos Professores de Ciências: A Questão da Violência Simbólica. Revista Contexto & Educação, v. 31, p. 116-148, 2016.
.
2015
BROCKINGTON, G. ; TESTONI, L. ; PIETROCOLA, Maurício . The young astrophysicist: a very inexpensive activity to discuss spectroscopy. Physics Education (Bristol. Print), v. 50, p. 612-616, 2015.
.
PESSANHA, MÁRLON; COZENDEY, SABRINA ; ROCHA, DIEGO MARCELI . O compartilhamento de significado na aula de Física e a atuação do interlocutor de Língua Brasileira de Sinais. Ciência & Educação, v. 21, p. 435-456, 2015.
.
SASSERON, L. H.. Una breve reflexión sobre la Enseñanza de la Física en la sociedad actual. Quehacer Educativo, v. XXV, p. 10-14, 2015.
.
SASSERON, L. H.. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 49-67, 2015.
GOMEZ, Y. ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de ; SASSERON, L. H. . Catalizar la Alfabetización Científica. Una vía desde la articulación entre Enseñanza por Investigación y Argumentación Científica. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, p. 19-27, 2015.
.
2014
SCARINCI, A. L. ; MARINELI, F. . O modelo ondulatório da luz como ferramenta para explicar as causas da cor. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 36, p. 1309-1-1309-14, 2014.
.
MARINELI, F.; SASSERON, L. H. . A ESTRUTURA ARGUMENTATIVA E AS CARACTERÍSTICAS DOS ARGUMENTOS NO TEXTO QUE ABORDA A ‘NOVA TEORIASOBRE LUZ E CORES’ DE ISAAC NEWTON. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 107-124, 2014.
.
MARINELI, F.; PACCA, J. L. A. . Dificuldades de estudantes em um laboratório didático: uma interpretação baseada em conceituações sobre a realidade. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 9, p. 13-27, 2014.
MARINELI, F. ;
SASSERON, L. H. . A Estrutura Argumentativa e as Características dos Argumentos no Texto que Aborda a ?Nova Teoria sobre Luz e Cores? de Isaac Newton. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 107-124, 2014.
.
TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; RANGEL, F. O. . Criatividade, Ensino de Ciências e Formação Docente: uma breve análise. SIMESP, v. 1, p. 1, 2014.
.
CRUZ, E. S. ; TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; PAZ, F. ; SANTOS, E. . Articulação da Pesquisa e Prática Docente nos Eventos Científicos: um primeiro olhar sobre a área de ensino de física. SIMESP, v. 1, p. 1, 2014.
.
.
.
BAGDONAS, A. ; ZANETIC, J. ; GURGEL, I. . Controvérsias sobre a Natureza da Ciência como Enfoque Curricular para o Ensino de Física: O Ensino de História da Cosmologia por Meio de um Jogo Didático.. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 242-260, 2014.
2013
SCHIVANI, Milton; BROCKINGTON, Guilherme; PIETROCOLA, Maurício. Aplicações da robótica no ensino de física: análise de atividades numa perspectiva praxeológia. Revista de Educación en Ciencias, Journal of Science Education, special issue – vol. 14, pp. 32-36, 2013, ISSN 0124-5481,www.accefyn.org.co/rec
.
CUSTÓDIO, José Francisco, PIETROCOLA, Maurício, CRUZ, Frederico Firmo de Souza. 2013. Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física In Caderno Brasileiro de Ensino de Física. , v.30, 25-57
.
KNEUBIL, F. B. . Explorando o CERN na física do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física(Online) , v. 35, p. 2501, 2013.
.
MORETT, S. S. ; PESSANHA, M. C. R ; SCHRAMM, D. U. S. ; SOUZA, M. O. . Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 35, p. 1-12, 2013.
.
OZENDEY, S. G. ; PESSANHA, Márlon Caetano Ramos ; COSTA, M. P. R. . Vídeos didáticos bilíngues no ensino de leis de Newton. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 35, p. 1-7, 2013.
.
COZENDEY, S. G. ; COSTA, M. P. R. ; PESSANHA, M. C. R . Ensino de física e educação inclusiva: o ensino da primeira Lei de Newton. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, p. 323-337, 2013.
.
GALIAN, C. V. A. ; Arroio, A. ; SASSERON, L. H. . Formação Inicial de Professores para o Ensino Fundamental I: o Conhecimento das Ciências Naturais no Currículo do Curso de Pedagogia. Educacao em Perspectiva (Impresso), v. 4, p. 87-109, 2013.
.
ALMEIDA, A. G. F. E. ; SASSERON, L. H. . As ideias balizadoras necessárias ao professor ao planejar e avaliar a aplicação de uma sequência de ensino investigativo. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1188-1192, 2013.
.
SASSERON, L. H.;
FERRAZ, A. T. ; FREIBERG, H.L. ; FLORENZANO, M. L. B. . Situações argumentativas em sala de aula: a dualidade argumento-explicação. Enseñanza de las Ciencias
, v. extra, p. 3233-3236, 2013.
.
Alves, M.T.S ;
BROCKINGTON, G. ;
PIETROCOLA, Maurício . Applications of Robotics in the Teaching of Physics: Activities analyses in a praxiological perspective. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 14, p. 32-36, 2013.
.
LAWALL, I. T.; ZANELLA, A. ; BAUMER, A. L. . Professores do ensino secundário na fase da experimentação e diversificação em cursos de formação continuada sobre inovação curricular de Física Moderna. Enseñanza de las Ciencias, v. Ã?Å¡nico, p. 1866-1869, 2013.
2012
Uhden, Olaf, Karam, Ricardo, Pietrocola, Maurício, Pospiech, Gesche. 2012. Modelling Mathematical Reasoning in Physics Education In Science & Education (Dordrecht). , v.10, 1-20.
.
.
Souza, V.F.M. ; SASSERON, L. H. . As interações discursivas no Ensino de Física: A promoção da discussão pelo professor e a Alfabetização Científica pelos alunos. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 593-611, 2012.
GALIAN, C. V. A. ; SASSERON, L. H. ; FLORENZANO, M. L. B. ; Arroio, A. . THE RELATIONSHIP WITH SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN BASIC EDUCATION: THE PERSPECTIVE OF STUDENTS. EDUCATION POLICY, MANAGEMENT AND QUALITY, v. 4, p. 39-46, 2012.
.
Souza, V.F.M. ; SASSERON, L. H. . As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 29-44, 2012.
.
.
WATANABE, G. ; WATANABE-CARAMELLO, G. ; RIBEIRO, R. A. ; GURGEL, I. . The students? view about what it is a scientist. Latin – American Journal of Physics Education, v. 6, p. 359-363, 2012.
2011
GOMES, G., PIETROCOLA, Maurício. 2011. O EXPERIMENTO DE STERN-GERLACH E O SPIN DO ELÉTRON: UM EXEMPLO DE QUASI-HISTÓRIA In Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso). , v.33, 2604-1-2604-11
.
CUSTÓDIO, J. F.; SOUZA CRUZ, F. F.; PIETROCOLA, M. Explicações Científicas, Explicações Escolares e Entendimento, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, p.179-204, 2011
.
FORATO, T. C. M..; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies, Science & Education, 2011
.
NICOLAU, J.; BROCKINGTON, G.; SASSERON, L. H. Formação Contínua de Professores para Abordagem de Tópicos de Relatividade no Ensino Médio: Saberes Docentes dos Implementadores. Experiências em Ensino de Ciências, v6(2), p. 96-106, 2011
.
FORATO, T. C. M; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1: p. 27-59, abr. 2011.
.
GOMES, G. ; PIETROCOLA, M. O Experimento de Stern-Gerlach e o Spin do Elétron: um exemplo de quasi-história. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2604 (2011)
.
GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. Uma discussão epistemológica sobre a imaginação científica: a construção do conhecimento através da visão de Albert Einstein. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1602 (2011)
.
MAGALHÃES, C.A.O.; PIETROCOLA, M. Atuação de Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.175-198, maio 2011
.
GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. O papel da imaginação no pensamento científico: Análise da criação científica de estudantes em uma atividade didática sobre o espalhamento de Rutherford. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 28, número 1, 2011.
.
COZENDEY, S. G. ; COSTA, M. P. R. ;
PESSANHA, M. C. R . Publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual. Benjamin Constant (Rio de Janeiro), v. 50, p. 1-15, 2011.
.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Uma Análise dos Referenciais Teóricos sobre a Estrutura do Argumento para Estudos de Argumentação no Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 13, p. 243-262, 2011.
Nicolau, J. ;
Brockington, G. ;
SASSERON, L. H. . Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de Relatividade no Ensino Médio: saberes docentes dos implementadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 96-106, 2011.
.
NICOLAU JUNIOR, J. L. ;
BROCKINGTON, G. ;
SASSERON, L. H. . Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de Relatividade no Ensino Médio: saberes docentes dos implementadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 96-106, 2011.
2010
MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto ; PIETROCOLA, Maurício . Análise de Propostas Para a Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alexandria (UFSC), v. 3, p. 31-58, 2010.
.
SIQUEIRA, Maxwell, PIETROCOLA, Maurício. 2010. Espalhamento de Rutherford na sala de aula do ensino médio In A Física na Escola (Online). , v.11, 10-12.
.
PESSANHA, M. C. R; COZENDEY, S. G. ; SOUZA, M. O. . Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de física experimental a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 32, p. 4503-1-4503-10, 2010.
.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Escrita e Desenho: análise das interações presentes nos registro de alunos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-19, 2010.
2009
LAWALL, I. T., SIQUEIRA, Maxwell, PIETROCOLA, Maurício, RICARDO, E.. 2009.Desenvolvimento Profissional durante a implementação de inovações curriculares por professores do ensino secundário In Enseñanza de las Ciencias , v.extra, 3217-3220
.
KARAN, R. A. ; PIETROCOLA, Maurício . HABILIDADES TÉCNICAS VERSUS HABILIDADES ESTRUTURANTES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DA MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO PENSAMENTO FÍSICO. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 181-205, 2009.
.
FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A.; PIETROCOLA, Maurício. A NATUREZA DA CIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA: ENFRENTANDO OBSTÁCULOS NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS . In: VIII CONGRESO INTERNACIONAL DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS BARCELONA, 2009, Barcelona.Enseñanza de las Ciencias en un mundo en transformación. Barcelona: Universidade Abierta de Barcelona, 2009. v. Extra. p. 3241-3245.
.
PIASSI, Luís Paulo ; PIETROCOLA, Maurício . FICÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ALÉM DO MÉTODO DE ENCONTRAR ERROS EM FILMES. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 35, p. 525-540, 2009.
.
ROUXINOL, Estevam ; Sasseron, L ; PIETROCOLA, Maurício . COMO USAR OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS: ARTICULAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE MULTIPLICADORES. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 4, p. 83-92, 2009.
.
Santos Neto, E.R. ; SASSERON, L. H. ; PIETROCOLA, M. . “Como usar objetos de aprendizagem” em aulas de ciências: articulações entre teoria e prática na formação à distância de multiplicadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 4, p. 83-93, 2009.
.
SASSERON, L. H.. CTSA no Ensino Fundamental e a argumentação entre alunos e professora. Enseñanza de las Ciencias
, v. extra, p. 28-32, 2009.
.
LAWALL, I. T.; Siqueira, M. ; PIETROCOLA, M. ; Ricardo, E. . Desenvolvimento Profissional durante a implementação de inovações curriculares por professores do ensino secundário.. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2569-2579, 2009.
.
BRICCIA, V. DO N. ; LAWALL, I. T. ; MORAES, V. ; PAPALARDO, S. . Dificuldades de professores de Física em Início de Carreira.. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 1261-1265, 2009.
2008
FORATO, Thaís C. M. . A Filosofia Mística e a Doutrina Newtoniana: uma discussão historiográfica. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 29-53, 2008.
.
FORATO, Thaís C. M. ; MOURA, Breno A. ; PRESTES, Maria Elice B. . Bibliografia sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 2, p. 1-7, 2008.
.
FORATO, Thaís C. M. . História de la ciencia y religión: Isaac Newton, ? el neoplatonico?. PROMETHEVS – REVISTA DE CULTURA, v. Año 5, p. 1-3, 2008.
.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 13, p. 333-352, 2008.
2007
KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 29, p. 105-114, 2007.
.
KARAM, R. A. S. Grandezas físicas para exemplificar a função afim. Revista do Professor de Matemática, v. 63, p. 29-32, 2007.
.
PIASSI, L. P. C.; PIETROCOLA, M. De olho no futuro: ficção científica para debater questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula.. Vol.1, Número Especial: “Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”, 2007.
2006
FORATO, T. C. M. Os “poderes ocultos” da matéria e a gravitação universal. Scientific American Brasil – História (Edição Especial), v. 6, p. 38-43, 2006.
.
KARAM, R. A. S. ; SOUZA CRUZ, S. M. S. C. ; COIMBRA, D. Tempo relativístico no início do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 28, p. 373-386, 2006.
.
MARINELI, F.; PACCA, J. L. A. . Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 28, p. 497-505, 2006.
2005
BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?. Investigações em Ensino de Ciências (Online), UFRGS – Porto Alegre – RS, v. 10, n. 3, p. 1-17, 2005.
.
DE LIMA E SILVA, D ; MEDEIROS SOARES, M ; HENRIQUES, M.V.C ; SCHIVANI ALVES, M.T ; DE AGUIAR, S.G ; DE CARVALHO, T.P ; CORSO, G ; LUCENA, L.S . The complex network of the Brazilian Popular Music. Physica. A (Print), v. 332, p. 559-565, 2004.
.
SASSERON, L. H.;
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Uma experiência com o ensino de Ciências para membros de comunidades indígenas: a necessidade de atividades abertas. Amazônia Revista de Educação Em Ciências e Matemática, Belém, v. 1, p. 111-121, 2005.
.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna?. Investigações em Ensino de Ciências (Online), http://www.if.ufrgs.br/public/, v. 10, n.3, p. 387-404, 2005.
2004
CUSTÓDIO, José Francisco ; PIETROCOLA, Maurício . Princípios nas Ciências Empíricas e o seu tratamento em livros didáticos. Ciência & educação, UNESP- Bauru, v. 10, n. 3, 2004.
2003
MARTINAND, J.L. La Question de la Reference en Didactique du Curriculum”, Investigações em Ensino de Ciências, Vol. 8, N. 2, ago. 2003
.
PFUETZENREITER, M. R. ; CUSTÓDIO, J. F. ; KOEPSEL, Raica . Análise de uma situação didática: a compreensão do processo saúde-doença. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2003.
.
PIETROCOLA, Maurício ; ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. . PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 2003.
.
RIACARDO, E. ; PINSSONSLONGO, I. ; PIETROCOLA, Maurício . A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS . Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, 2003.
2002
CUPANI, A. ; PIETROCOLA, Maurício . A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 97-122, 2002.
.
PIETROCOLA, Maurício. A MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO FÍSICO. Cad.Cat.Ens.Fís., v.19, n.1: p.88-108, ago. 2002.
.
PIETROCOLA, Maurício . Espaço pleno e a concepção de éter. Física na escola, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 7-8, 2002.
2000
PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, C. C. ; NEHRING, C. ; TRINDADE, J. A. O. ; PINHEIRO, T. F. ; LEITE, R. C. M. . As Ilhas de Racionalidade e o Saber Significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, belo horizonte, MG, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2000.
1999
PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. . The use of the principle of relativity in the interpretation of phenomena by undergraduated physics students. International journal of science education, Grã-bretanha, v. 21, n. 3, p. 261-279, 1999.
.
PIETROCOLA, Maurício . Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em ensino de ciências (Investigaciones en Enseñanza de las Ciencias; Investigations in Science Education), UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 4, n. 3, p. 1-22, 1999.
1995
PIETROCOLA, Maurício . A Ciência Francesa e A Optica dos Corpos Em Movimento. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTORIA DA CIENCIA, n. 13, p. 45-52, 1995.
1993
PIETROCOLA, Maurício . Fresnel e O Arrastamento Parcial do Eter: Influencia do Movimento da Terra Sobre A Propagacao da Luz. CADERNO CATARINENSE DE ENSINO DE FISICA, v. 10, n. 2, 1993.
.
PIETROCOLA, Maurício . O Eter Luminoso Como Espaco Absoluto. CADERNOS DE HISTORIA E FILOSOFIA DA CIENCIA, v. 3, n. 1, p. 163-182, 1993.