2015
2014
2013
2012
2011
Guilherme Brockington. Neurociência e educação. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
2010
Ivâ Gurgel. Elementos de uma poética da ciência: fundamentos teóricos e implicações ao ensino de ciências. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Márlon Caetano Ramos Pessanha. Estrutura da Matéria na Educação Secundária: Obstáculos de Aprendizagem e o Uso de Simulações Computacionais. 2010. Tese (Doutorado em Inter-unidades em Ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Viviane R. Alves de Moraes. Estágio e supervisão ecológica: crenças e saberes na aprendizagem da docência. 2010. Tese (Doutorado em Pós Graduação FEUSP) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
2009
Thaís Cyrino de Mello Forato. Definindo parâmetro na transposição didática da história da ciência para o ensino de ciências: um estudo de caso a partir da teoria do éter luminífero no século XIX. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Maria Antonia Ramos de Azevedo. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
2008
Gisnaldo Amorim Pinto. Concepções no campo do ensino de ciências nos livros literários de divulgação científica. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Tania Terezinha Bruns Zimer. Aprendendo a ensinar matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
2007
José Francisco Custódio Filho. Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Maria Lúcia Vinha. Criatividade Criatividade em ação: roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em Física. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2006
Maria Inês Ribas Rodrigues. Aspectos do Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores de Ciências: no contexto de integração – Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas.. 2006. 248 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
2005
Sandra Carpinetti Tinoco. A Reflexão crítica na prática do professor pesquisador. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Rosana dos Santos Jordão. Tutoria e Pesquisa-ação no Estágio Supervisionado: Contribuições para a Formação de Professores de Biologia. 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
2004
2003
Terezinha de Fátima Pinheiro. Sentimento de realidade,e afetividade cognição no ensino de ciências. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2002
ADRIANA MOHR. A natureza da educação e saúdeno Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
2001
Maria da Conceição Barbosa Lima. Explique o que tem nessa história. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Feusp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Nelson Rui Ribas Bejarano. Tornando-se professores de Física. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
2000
José de Pinho Alves Filho. Atividade experimental: do método à prática construtivista. 2000. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
1998
Deise Miranda Vianna. Do Fazer ao Ensinar Ciências.. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Marta Maria Darsie. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação.. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1997
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib. A construção de conhecimentos sobre ensino na formação do professor de física. . . agora, nós já temos as perguntas. . .. 1997. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Maria Elisa Resende Gonçalves. As atividades de conhecimento físico na formação do professor das séries iniciais.. 1997. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1995
Dirceu da SIlva. Estudo das Trajetórias Cognitivas de Alunos no Ensino da Diferenciação dos Conceitos de Calor e Temperatura. 1995. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1994
Eduardo Fleury Mortimer. Evolução do Atomismo em Sala de Aula: Mudança de Perfis Conceituais.. 1994. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1993
Carlos Eduardo Laburu. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Marli da Silva Santos. A metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Odete Pacubi Baierl Teixeira. Desenvolvimento do conceito de calor e temperatura: a mudança conceitual.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1992
Manoel Oriosvaldo de Moura. A construção do signo numérico em situação de ensino.. 1992. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1990
Roberto Nardi. Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.. 1990. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.
1989
Moacyr Ribeiro do Valle Filho. As concepções de crianças e adolescentes sobre alterações do movimento dos corpos.. 1989. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.