Produção LaPEF – Capítulos e Livros

 Livro_AnnaaClique na imagem para fazer o Download.

2014

CARVALHO, A. M. P.; SANTOS, E. I. ; AZEVEDO, M. C. P. S. ; DATE, M. P. S. ; FUJII, S. R. S. ; NASCIMENTO, V. B. . Calor e Temperatura – um ensino por envestigação. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. 146p.

GÓMEZ-MARTÍNEZ, Y. ; CARVALHO, A.M.P ; SASSERON, L.H . Naturaleza de la Ciencia en la Enseñanza de la Física. Algunas consideraciones relevantes y ejemplos en el aula. In: Mario Quintanilla Gatica; Silvio D. Rosales; Henry C. Castillo. (Org.). Historia y filosofía de la ciencia Aportes una ´nueva de ciencias´, promotora de ciudadanía y valores.. 1ed.Santigo de Chile: Editora Bellaterra Ltda, 2014, v. , p. 321-340.


CARVALHO, A.M.P. Pontos de Controvérsia nos Programas de Pós-Graduação. In: Sérgio Camargo; Luiz G. R. Genoveses; Juliana M. H. F. Drummond; Glória R. P. C. Queiroz; Yuri E. Nicot; Silvania S. Nascimento. (Org.). Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 01, p. 411-422.


2013


CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação. 1. ed. São Paulo: Cengage Llearning, 2013. v. 1. 151p. 


 

CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores Múltiplos Enfoques. 1. ed. São Paulo: Sarandi, 2013. v. 1. 295p.


CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2013, v. 1, p. 1-20.


CARVALHO, A.M.P; SASSERON, L. H. ; NASCIMENTO, V. B. . Aspectos da natureza das ciências em sala de aula: exemplos do uso de textos cientificos em prol do processo de alfabetização científica dos estudantes. In: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice Brzezinsk Prestes. (Org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. 1ed.São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013, v. , p. 265.


2012


CARVALHO, A. M. P.. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. v. 1. 149p .


CACHAPUZ, António (Org.) ; CARVALHO, A. M. P. (Org.) ; PÉREZ, Daniel Gil (Org.) . O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. 247p .


CARVALHO, A. M. P.; SASSERON, L. H. . Sequências de Ensino Investigativas – Seis: o que os alunos aprendem?. In: Gionara Tauchen; João Alberto da Silva. (Org.). Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 1-175.


CARVALHO, A. M. P. Trabalhar com a formação de professores de ciências: uma experiência encantadora. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho; António Francisco Cachapuz; Daniel Gil-Pérez. (Org.). O Ensino das Ciências como compromisso Científico e Social: os caminhos que percorremos. 1ed.São Paulo: Cortez, 2012, v. , p. 33-52.


CARVALHO, A. M. P. Formação de Professores: Perspectivas Atuais. In: NILSON MARCOS DIAS GARCIA; IVANILDA HIGA; ERIKA ZIMMERMANN; CIBELLE CELESTINO SILVA ; ANDRÉ FERRER PINTO MARTINS. (Org.). A PESQUISA EM ENSINO DE FISICA E A SALA DE AULA: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS. 2ed.São Paulo: Livraria de Física, 2012, v. 1, p. 21-44.


CARVALHO, A. M. P. Prática de Ensino:Seu Estatuto Epistemológico, Disciplinar e de Prática. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES. 1ed.Rio Claro: Junqueira & Marin, 2012, v. 3, p. 49-66.


ABREU, Lenir ; CARVALHO, A. M. P. O Formador de professores de ciências como aprendiz. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1ed.Rio Claro: Junqueira & Marin, 2012, v. 2, p. 7038-7048.


 CARVALHO, A. M. P. Formação de Prática Profissional de Professores de Física. In: NILSON MARCOS DIAS GARCIA; IVANILDA HIGA; ERIKA ZIMMERMANN; CIBELLE CELESTINO SILVA ; ANDRÉ FERRER PINTO MARTINS. (Org.). A PESQUISA EM ENSINO DE FISICA E A SALA DE AULA: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012, v. 1, p. 21-43.


2011


CACHAPUZ, A. ; GILPERZ, D. ; CARVALHO, A. M. P. ; PRAIA, João ; VILCHES, Amparo . A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. 2º. ed. São Pulo: Cortez Editora, 2011. v. 1. 263p.


CARVALHO, A. M. P.; NARDI, Roberto ; VIANNA, Deise ; ALMEIDA, M. J. P. M . Pesquisa em Ensino de Física. In: NOGUEIRA, Samuel; ROMERO, Tiago. (Org.). Física 2011 Estado da arte, desafios e perecstivas para os próximos cinco anos. 1ed.São Paulo: Chris Mchilliard Editora Ltda., 2011, v. 1, p. 115-126.


CARVALHO, A. M. P.. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas- (SEI). In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). O Uno e o Diverso na Educação. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2011, v. , p. 253-266.


2010


CARVALHO, A. M. P.; Ricardo. Elio ; SASSERON, L. H. ; ABIB, M. L. ; PIETROCOLA, Maurício . Ensino de Física – Col. Ideias em Ação. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. v. 1. 158.


2009


CARVALHO, A. M. P.; Gil-Perez, Daniel . Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009. v. 26. 120p .


2006


CARVALHO, A. M. P.; Gil-Perez, Daniel . Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações.. 8ª. ed. São Paulo.: Cortez Editora (Coleção Questões da Nossa Época)., 2006. v. 26. 120p .


2005


CARVALHO, A. M. P.; CHAVES, Alaor S ; OLIVEIRA, Alfredo Gontijo de ; MELO, Celso Pinto de ; UGARTE, Daniel ; LIMA, José Ademir Sales de ; DAVIDOVICH, Luiz ; AGUIAR, Marcus Aloizio Martinez de ; NIELSEN, Marina ; OLIVEIRA, Paulo Murilo de ; DONANGELO, Raul José ; FUNCHAL, Renatazukanovich ; GALVÃO, Ricardo M Osório ; ALMEIDA, Rita Maria C de ; FARIA, Roberto Mendonça ; SHELLARD, Ronald Cintra ; BARROS, Susana Lehrer de Souza ; CANUTO, Sylvio Roberto A . Física para o Brasil – Pensando no Futuro. 1. ed. São Paulo: SBF – Sociedade Brasileira de Física, 2005. 248p .


CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, António ; PÉREZ, Daniel Gil ; PRAIA, João ; VILCHES, Amparo . A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.. São Paulo.: CORTEZ EDITORA., 2005. 265p .


2004


CARVALHO, A. M. P.. Ensino de Ciencias: Unindo a Pesquisa e a Prática. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. v. 1. 154p.


2003


CARVALHO, A. M. P. Formação Continuada de Professores: Uma releitura das Áreas de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. v. 1. 153p .


MACEDO, B. ; VILCHES, Amparo ; CARVALHO, A. M. P. ; PÉREZ, Daniel Gil ; FIGUEREDO, G. ; KATZKOWICZ, R. . Cultura Científica- Um direito de todos. 1. ed. Brasilia: UNESCO, 2003. v. 1. 170p .


2001


CASTRO, A. D. (Org.) ; CARVALHO, A. M. P. (Org.) . Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. v. 1. 195p.


1999


CARVALHO, A. M. P.; SANTOS, E. I. ; AZEVEDO, M. C. P. S. ; DATE, M. P. S. ; FUJII, S. R. S. ; NASCIMENTO, V. B. . TERMODINÂMICA: Um ensino por investigação. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação, 1999. v. 1. 123p.


1998

1995


CARVALHO, A. M. P.; GIL, D. . Formação de professores de ciências: tendências e inovações.. 2. ed. São Paulo: Cortez / Coleção questões da nossa época, 1995. 120p .


1994


GIL,D. ; CARVALHO, A. M. P. ; FORTUNY, J. M. ; AZCÁRATE, C. . Formación del profesorado de las ciencias y la matematica: tendencias y experiencias innovadoras.. 1. ed. Madrid: Editorial Popular s.a., 1994. v. 1. 174p .


1993


CARVALHO, A. M. P.; PÉREZ, Daniel Gil . Formação de professores de ciências: tendências e inovações.. São Paulo: Editora Cortez, 1993. v. 26. 120p.


1989


CARVALHO, A. M. P.. Física: proposta para o ensino construtivista.. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1989. v. 1. 65p.


1988


CARVALHO, A. M. P.. A formação do professor e a prática de ensino. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1988. v. 1. 136p .


1987


CARVALHO, A. M. P.. Prática de ensino: os estágios na formação do professor.. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1987. v. 1. 106p.