O Éter, a Luz e a Natureza da Ciência

Curso de História da Ciência para ensino médio

Os textos abaixo estão no formato PDF, para executar os arquivos, você precisará do programa Adobe Acrobat. Os videos precisam do player Quick Time. Para salvar algum arquivo em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre o material desejado e selecione “Salvar Destino Como”

Proposta e Planejamento

O objetivo geral do curso é o de promover a discussão e reflexão sobre alguns aspectos selecionados da natureza da ciência utilizando a história da ciência. O curso é voltado para alunos do ensino médio, adaptável ao início da graduação ou ao final do ensino fundamental II. Os aspectos da natureza da ciência são trabalhados em episódios históricos diferentes e por meio de distintas estratégias pedagógicas permitindo que o aluno tenha contato com eles em diversos momentos.

Para acessar o planejamento e as atividades do curso, clique abaixo. Confira também sua autoria.

Autoria

Planejamento e Atividades do curso O Éter, a Luz e a Natureza da Ciência

Material

Texto 1: A filosofia e as explicações para o funcionamento da natureza

Texto 2: Um pouco sobre a luz na Antigüidade grega

Texto 3: Newton e o fenômeno das cores

Texto 4: Fim do século XVII: corpúsculos ou pulsos no éter?

Texto 5: Atividade – O debate entre as teorias ondulatória e corpuscular

Texto 6: A luz e o século das luzes

Texto 7: A luz e o éter luminífero no início do século XIX

Texto 8: Peça de teatro – “O éter e a natureza da luz”

 

Cartões para atividade Linha do Tempo

Linha do tempo

TEMPO_LINHAmini.jpg

Material complementar

Referências bibliográficas para o Professor

Referências bibliográficas sobre o curso