Autores: Aline, Karina, Pedro e Monaliza
Semestre: 1 – 2010
Palavras-chave: Fissão Nuclear
Apresentação
Com esse módulo espera-se apresentar ao estudante alguns conceitos sobre o funcionamento de uma bomba atômica. Por meio dela, tem-se como objetivo levar o aluno à compreensão do processo de fissão nuclear. Diante desses conhecimentos, pretende-se que o mesmo consiga analisar possíveis problemas sócio-políticos, como o uso de energia nuclear.
Introduçao
Atualmente tem-se procurado incluir tópicos de física moderna no currículo do ensino médio. Uma vez que a Física Nuclear, em particular o tema “fissão”, se encaixa no perfil, pareceu-nos interessante e importante produzir um módulo que tratasse do assunto. O módulo é inovador porque trata do assunto de maneira não convencional,centrada geralmente em aulas expositivas e desconexas do cotidiano. O nosso material utiliza vídeos, simulações, textos complementares e discussões; tudo isso visa a uma maior participação dos alunos na aula a fim de que eles saibam se posicionar criticamente perante problemas de ordem energética, por exemplo.
Objetivo
Ao final deste módulo pretendemos que os alunos adquiram noções sobre a fissão nuclear e o funcionamento de uma bomba atômica (particularmente uma bomba de urânio). Uma vez que no módulo existe uma discussão sobre a relação entre a ciência e a sociedade, espera-se também que os alunos se posicionem criticamente diante de conflitos que envolvam questões energéticas.
Público-alvo: Ensino Médio
Número de aulas: 8 aulas
Temática: Compreender reações nucleares se faz importante por ser um processo presente na vida dos alunos, como as reações de fusão que ocorrem instantaneamente no Sol – delas provém a energia utilizada pelos seres vivos. Diante disso, optou-se por produzir um módulo de ensino sobre uma das reações nucleares, a fissão, a fim de discutir suas aplicações e impactos sócio-políticos a partir do estudo de um caso particular: a bomba de Hiroshima e Nagasaki. Este assunto é pertinente para os alunos do Ensino Médio, uma vez que nesta etapa do processo de ensino aprendizagem espera-se desenvolver a autonomia e o posicionamento dos estudantes perante situações-problema.
Anexos:
Sequencia_Didática_Fissão_Nuclear.pdf 225675 bytes
Anexos.pdf 537529 bytes
foto2.jpg 19469 bytes
foto3.jpg 21334 bytes
foto5.jpg 28678 bytes
foto6.jpg 33569 bytes
foto8.jpg 29175 bytes
foto9.jpg 28467 bytes
foto11.jpg 32854 bytes
foto12.jpg 30314 bytes
foto13.jpg 25772 bytes
HIroshima_antes.jpg 86075 bytes
HIroshima_depois.jpg 66380 bytes
Nagasaki_1945_-_Before_and_after.jpg 137724 bytes
Foto1.jpg 18052 bytes
Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!