Autores: Sofia Guilhem Basilio; Rafael Carlin
Semestre: 01/2015
Palavras-chave: física, arte, composição da luz branca
Apresentação
Esse módulo foi desenvolvido com o intuito de apresentarmos aos alunos questões referentes ao desenvolvimento científico a partir de pontos que não são comumente apresentados em sala de aula. Para tal, optamos por nos aproximar através das Artes, já que essa área possui uma relação dialética com a Ciência – em especial, com a Física. O principal objetivo, portanto, é mostrarmos aos alunos que conceitos físicos estão relacionados com o cotidiano e com a Natureza, muito além do tradicional quadro-negro e equações desenvolvidas em sala, muitas vezes sem sentidos para eles. Não pretendemos nos aprofundar matematicamente nos conceitos físicos tratados – como a natureza policromática da luz – porém vemos que uma aproximação com outras áreas seja positiva para o desenvolvimento de concepções da Física para os alunos.
Introduçao
Após o Ensino Médio, muitos de nossos alunos não continuam os estudos, seguindo diretamente para o mercado de trabalho. Outros seguem para o Ensino Superior nas mais diversas áreas de estudo. Porém, para a grande maioria, a Física se mantém distante da área de Humanas, como se na sociedade elas, de modo algum, não conversassem. Com esse módulo pretendemos aproximar diversos conceitos que estão presentes no atual currículo de Física com uma outra área que geralmente não é trabalhada: as Artes. Isso permitiria ao aluno uma visão mais ampla das aplicações dos conceitos científicos e uma maior apropriações destes.
Objetivo
Pretendemos que os alunos consigam relacionar conceitos da Física com assuntos atuais e cotidianos e que, após o módulo, se questionem sobre em quais outros lugares podemos aplicar a Física.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio que possuam noções básicas sobre ótica.
Número de aulas: 4 aulas
Temática: Vemos que os aspectos apresentados ao longo do curso, além de conterem conceitos físicos (por exemplo, a natureza policromática da luz branca), possibilitam uma relação íntima com temas do próprio cotidiano do aluno (como a diferença entre diversos tipos de lâmpadas e o papel de filtros de luz na iluminação).
Anexos:
Física e Arte – Uma proposta de mini-curso.pdf 277657 bytes
Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!