Controvérsias na Cosmologia

  • download3

Autores: Alexandre Bagdonas Henrique, Marcelo Nogueira, Tiago Almeida, Vera Oliveira
Semestre: 01/2010
Palavras-chave: cosmologia, big bang, universo, história da ciência

Apresentação


Esta sequência didática trata de um exemplo do uso de episódios da história da cosmologia no século XX como forma de conduzir discussões sobre a natureza da ciência. O estudo da astronomia e da cosmologia é sugerido no tema estruturador dos PCN+ \”Universo, Terra e Vida\” (Brasil, 2002, p.32).

Introduçao


Para que estudar a história da cosmologia? Por que queremos saber sobre o que aconteceu há bilhões de anos? Ou ainda, por que se propõe a inserção do estudo da origem do universo no ensino médio? A proposta de refletir a respeito da origem da vida e do universo nas aulas de ciências não pode ser justificada com argumentos utilitaristas, como a utilização prática no dia a dia, ou como forma de preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. No entanto, a cosmologia é um tema que contribui para inserção da física moderna e contemporânea no currículo de física e pode ser fascinante, permitindo a inserção de discussões a respeito da natureza da ciência no ensino de forma natural. A cosmologia nos força a examinar nossas crenças mais profundas, por isso, um de seus papéis no ensino é propiciar aos jovens o contato com a visão de mundo científica, que envolve conhecer um conjunto de descrições e explicações a respeito do universo e da posição do homem no mesmo.

Objetivo


Esta sequência didática foi construída tendo como ênfase curricular o uso da história e filosofia da ciência no ensino. Pretendemos conduzir discussões sobre as diferentes concepções de universo, assim como sua estrutura e evolução, articulando tal conhecimento a episódios da história da cosmologia e mostrando a cosmologia como uma atividade que “desafia a mente, molda a sua maneira de pensar sobre o mundo em geral, deixa impressões e ideias que duram pela vida toda”.

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio (três anos) ou que possuam conhecimentos equivalentes
Número de aulas: 8 aulas

Temática: Entre as décadas de 1940 e 1970, havia duas teorias cosmológicas rivais: a teoria do Big Bang, segundo a qual o universo teve um começo e a teoria do Estado Estacionário, cujos criadores defendiam que o universo sempre existiu. Assim, partimos dessa questão fundamental: “o universo teve um começo ou sempre existiu?” como forma de discutir sobre medidas da idade do universo e o conceito de “provas” na ciência. Para isso são apresentados alguns conceitos cosmológicos, como o de expansão do universo, redshift e Lei de Hubble.

Anexos:
Atividade 1 Introducao a historia da cosmologia.pdf 2098242 bytes
Atividade 2 Expansao do universo.pdf 361044 bytes
00_Texto Auxiliar – Controversias na cosmologia.pdf 609835 bytes
02_Big Bang Brasil.pdf 344727 bytes
Sequência Didática – Controvérsias na Cosmologia.pdf 215413 bytes
Atividade 3 A idade do universo – parte 1.pdf 934252 bytes
Atividade 3 A idade do universo – parte 2.pdf 906171 bytes
Atividade 3 A idade do universo – parte 3.pdf 300134 bytes
Atividade 3 A idade do universo – parte 4.pdf 797731 bytes

Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!