CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE – A RADIAÇÃO NA ATUALIDADE

• download (10)

Autores: Marcial de Carvalho Dias;Fabio Fereira Rodrigues;Thiago Augusto Cardoso;Fernando Augusto
Semestre: 1/2009
Palavras-chave: Radiação, Modelo atomico, Decaimento, Raio-x

Apresentação

Quando falamos em radiação, dificilmente fazemos uma associação justa do conceito às aplicações desse tema tão abrangente da ciencia. A termo radiação, infelizmente foi estigmatizado e sempre vem associado a bombas atomicas e acidentes nucleares, nos esquecendo que tal efeito encontra-se ao nosso redor: o tubo da TV emitindo luz, ao aquecermos um copo de leite no microondas, até mesmo nosso celular envolve processos radiativos. Mas como o tema até hoje é pouco trabalhado no ensino médio e normalmente é divulgado de forma superficial pela midia, a população em geral não tem acesso a uma informação que realmente o esclareça. Este módulo inovador visa desmistificar essa idéia popular de que a radiação é algo maléfico, demonstrando desde o contexto histórico de sua descoberta às diversas aplicações no dia-a-dia.

Introduçao

Como comentado anteriormente, o tema radiação ainda hoje é visto sob uma perspectiva pejorativa, muitas vezes baseada num conhecimento superficial de reportagens que estão preocupadas apenas com a audiencia, e não com o carater informativo. Mas mesmo com todas as criticas cabiveis à midia, uma analise do curriculo de fisica moderna no ensino em geral, expõe a deficiencia na abordagem do conceito de radiação. O tema sequer é sitado no ensino fundamental, visto de forma superficial no ensino médio e mesmo no ensino superior, o tema é abordado apenas em matérias especificas, ficando a cargo do aluno procurar informações sobre o mesmo. Isso demonstra que mesmo um cidadão com nivel superior, só terá algum conhecimento do assunto se optar por algum curso especifico ou buscar fontes de informação por conta própria, do contrário terá como referencia apenas os conteudos ministrados em quimica no ensino médio. Visando suprir essa necessidade de material apropriado e de fácil acesso, desenvolvemos o módulo inovador “Ciência e Responsábilidade – A Radiação na Atualidade”, demonstrando como a radiação importante no nosso dia-a-dia e que o assunto é responsabilidade de todos nós.

Objetivo

Este material tem como objetivo suprir a falta de material de suporte ao sobre assuntos de fisica moderna, mais especificamente sobre o conteudo envolvendo radiações. Através de exemplos do dia-a-dia e de experimentos de fixação, pretendemos elucidar o conceito de radiação e desvincula-lo de questões meramente negativas.

Público-alvo: Alunos do ensino médio
Número de aulas: 12

Temática: O tema radiação é normalmente associado a questões destrutivas, como bombas nucleares, acidentes envolvendo material radiotivo e destruição, ma normalmente esquecemos que os efeitos da radiação estão no nosso dia-a-dia, seja num diagnótico médico ou até mesmo para fazermos um pacote de pipoca. Este módulo tem como objetivo desenvolver o tema radiação através de modelos e exemplos do dia-a-dia, apresentando o tema aos alunos e desmistificando este estigma.

Anexos:
EXPERIENCIA1_ATOMO_HIDROGENIO.pdf 271723 bytes
EXPERIENCIA2_DECAIMENTO_C14.pdf 620585 bytes
EXPERIENCIA3_PAPEL_FOTOGRAFICO.pdf 180601 bytes
EXPERIENCIA4_FISSAO_NUCLEAR.pdf 270116 bytes
Radiação na Atualidade – Teoria.doc 331776 bytes
Radiação e atualidade – Modulo inovador.doc 99840 bytes

Clique Aqui caso esteja usando o sistema operacional Windows!