2011
GOMES, G., PIETROCOLA, Maurício. 2011. O EXPERIMENTO DE STERN-GERLACH E O SPIN DO ELÉTRON: UM EXEMPLO DE QUASI-HISTÓRIA In Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso). , v.33, 2604-1-2604-11
CUSTÓDIO, J. F.; SOUZA CRUZ, F. F.; PIETROCOLA, M. Explicações Científicas, Explicações Escolares e Entendimento, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, p.179-204, 2011
FORATO, T. C. M..; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies, Science & Education, 2011
NICOLAU, J.; BROCKINGTON, G.; SASSERON, L. H. Formação Contínua de Professores para Abordagem de Tópicos de Relatividade no Ensino Médio: Saberes Docentes dos Implementadores. Experiências em Ensino de Ciências, v6(2), p. 96-106, 2011
FORATO, T. C. M; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1: p. 27-59, abr. 2011.
GOMES, G. ; PIETROCOLA, M. O Experimento de Stern-Gerlach e o Spin do Elétron: um exemplo de quasi-história. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2604 (2011)
GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. Uma discussão epistemológica sobre a imaginação científica: a construção do conhecimento através da visão de Albert Einstein. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1602 (2011)
MAGALHÃES, C.A.O.; PIETROCOLA, M. Atuação de Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.1, p.175-198, maio 2011
GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. O papel da imaginação no pensamento científico: Análise da criação científica de estudantes em uma atividade didática sobre o espalhamento de Rutherford. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, volume 28, número 1, 2011