utores: Adriana Cavalcanti, Fabio Gregorio, José Aldeni, Thiago de Oliveira, Zhouren Zhu
Semestre: 1º semestre 2016
Palavras-chave:
Apresentação
Os principais aspectos pertinentes do Módulo, que o torna inovador, é se tratar de um conteúdo não abordado no Ensino Médio e ser interdisciplinar, reunindo elementos de Física, Química, Biologia e História, todos altamente relacionados. A metodologia adotada envolve o uso extensivo de textos curtos e questionários para discussões, além das apresentações com bastantes ilustrações e vídeos (também curtos), com a ideia de trazer o aluno do 3º ano, mesmo com pouca bagagem de conteúdo, efetivamente para as discussões e levando a um bom entendimento do tema. Alguns assuntos trazem bastantes controvérsias, e o tema radiação com certeza faz parte dessa lista, tendo os meios de comunicação um papel fundamental na divulgação do tema, mas, em geral, sem um embasamento científico para que a população estabeleça opiniões sólidas a respeito. Quando esse embasamento aparece, alguns conceitos são de difícil entendimento. O espectro eletromagnético, por exemplo, ainda que conste no currículo, dificilmente é discutido. Com base nisso, propomos um Módulo que tenta caracterizar o aspecto de dualidade da radiação, ou seja, que pode ser benéfica ou não aos seres humanos, de uma forma não neutra (pois acreditamos em um fator risco benefício positivo no uso das radiações) mas que tenta abordar ambos os aspectos e que permita ao aluno refletir sobre e construir sua própria opinião, além de adquirir uma bagagem de conhecimentos físicos novos. Temos também por finalidade concatenar o conteúdo ao que é ministrado no ensino médio, de forma a explorar e aprofundar em alguns conceitos como os modelos atômicos e núcleos atômicos, decaimento, partículas, emissão e radiação eletromagnética, espectro de energia e dualidade onda partícula e assim promover um avanço qualitativo a cerca de informação a cerca desses conceitos, aprofundando-os tecendo assim um fio de continuidade para aquilo que foi visto no ensino médio e que nós do grupo julgamos ser muito superficial e pouco valorizado nos livros didáticos para o ensino médio.
Introduçao
Este Módulo de Ensino Inovador foi concebido de modo a trazer um assunto ao mesmo tempo de alta relevância história e contemporâneo, e não presente no currículo do Ensino Médio. Cotidianamente estamos em contato com diferentes tipos de radiação e, em nosso Módulo, optamos por explorar alguns deles, em particular, os que tem aplicação direta na medicina. Módulo, portanto, pretende trabalhar com o tema da radiação, na medicina, desde os aspectos históricos de sua descoberta (e sua aplicação quase imediata nos hospitais, sem ponderar suas consequências) até a Física envolvida nos processos, priorizando os aspectos qualitativos.
Objetivo
Com a proposta de introdução à Física Médica, o Módulo tem o objetivo mostrar-lhes o mundo que os cercam no que diz respeito às radiações, e seus benefícios e malefícios associados ao tema. A radioatividade será trabalhada a partir do modelo atômico planetário ou orbital supostamente conhecido ao longo do ensino médio (porém, aqui revisado), avançando com as definições, características e fenômenos relacionados aos usos da radioatividade na medicina, bem como os efeitos biológicos e as proteções radiológicas. Ao final do Módulo, espera-se que os alunos conheçam alguns tipos de radiações (eletromagnética e proveniente da emissão de partículas) e seus efeitos, de modo que ele saia com uma visão desmistificada do assunto. Espera-se também que os alunos tenham noções básicas das aplicações diretas das radiações na medicina e o funcionamento básico de alguns equipamentos, além da noção elementar de proteção, que visa minimizar ao máximo os potenciais efeitos nocivos.
Público-alvo: Ensino Médio
Número de aulas: 8
Temática: Os fatores que nos motivaram a adotar o tema tiveram início pelo significado dado à radiação pela sociedade, em geral como algo nocivo, perigoso, a ser temido. Nós, como estudantes de Física, temos um embasamento um pouco maior que nos permite concluir de maneira diferente a respeito disso. Por outro lado, essa mesma população que tem medo das radiações convive tranquilamente com os exames de raios X, para citar o mais comum. Julgamos importante, trazer essa discussão, sobre a quão nociva pode ser a exposição à radiação e, por outro lado, o impacto positivo que as tecnologias associadas pode trazer. Esse se mostrou um ótimo pretexto para falar de uma Física, além de pouco abordada no contexto do Ensino Médio, bastante interessante e que possui poucos pré-requisitos considerando nossa abordagem predominantemente qualitativa.
Anexos:
Apresentação